Gol é mal avaliada em site da Anac

A Gol, empresa que concentra os problemas de atrasos nos voos nos últimos dias, é uma das mais mal avaliadas pelos passageiros. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os usuários de todas as companhias aéreas podem aferir notas aos serviços prestados

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Por Marcelo Moreira
Atualização:

Bruno Tavares

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A Gol, empresa que concentra os problemas de atrasos nos voos nos últimos dias, é uma das mais mal avaliadas pelos passageiros. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os usuários de todas as companhias aéreas podem aferir notas aos serviços prestados, e as melhores notas são de empresas pequenas e médias.

Em uma escala de 0 a 10, a Gol, que tem o maior número de avaliações, tem média 6,38 no quesito pontualidade, e ocupa a oitava colocação entre as companhias avaliadas. Sua pior nota é quanto ao serviço de bordo, 4,89, e a melhor é 7,3, o que a leva à quarta colocação no quesito atendimento a necessidades especiais.

A outra gigante da aviação, a TAM, também não tem o serviço bem avaliado. Sua melhor nota é para o atendimento em check-in, 6,19, que lhe rende a nona posição, e a pior 4,46, a respeito do atendimento às reclamações.

Segundo o coordenador do curso de gestão em turismo da Universidade Metodista, Marcelo Bispo, o grande porte dessas empresas torna mais comuns problemas que possam refletir no ranking. "São mais de 100 pessoas só para coordenar as escalas de aviões com as de tripulação", diz.

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Para ele, a fidelidade ao conceito que a companhia "vende" ao cliente é fundamental para uma boa avaliação. "A Azul tem o conceito de serviço de bordo mais pomposo, já a Gol vende a imagem de funcionalidade e praticidade", diz. "Quando algo foge da conceito, como no caso de atrasos, a avaliação cai", explica.

Gol e TAM não se manifestaram sobre o assunto.

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