Fabricantes têm de manter peça de reposição

A falta de peças para reparo de um produto não pode ser usada pelas empresas como desculpa pela demora no conserto. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga os fornecedores a produzirem peças de reposição por um determinado período, mesmo que o produto não seja mais fabricado

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

A falta de peças para reparo de um produto não pode ser usada pelas empresas como desculpa pela demora no conserto. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga os fornecedores a produzirem peças de reposição por um determinado período, mesmo que o produto não seja mais fabricado.

PUBLICIDADE

A lei, porém, não definiu um período exato para a continuidade da produção de peças. Entre os especialistas em consumo há muita discussão sobre esse prazo, mas a empresa deve fornecer os componentes pelo menos pelo período equivalente à vida útil do produto. Enquanto o item ainda está na garantia, a autorizada tem 30 dias para fazer o conserto, conforme o artigo 18 do CDC.

Passado o prazo, o consumidor pode pedir de volta o dinheiro que pagou ou exigir a troca do produto. Além disso, deve mandar carta ao fabricante para confirmar a falta de componentes originais para o conserto e pode até pedir uma reparação na Justiça para que o fabricante cubra os prejuízos sofridos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.