Evite sustos com os financiamentos de veículos

ELENI TRINDADE - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Cuidado ao comprar um carro zero km financiado direto da montadora: as empresas não informam de maneira clara em seus sites o custo efetivo total (CET - taxa única que deve conter todos os custos envolvidos no financiamento (juros, Imposto sobre Operações Financeiras - IOF e outras tarifas).

PUBLICIDADE

A constatação é da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), que fez um levantamento sobre o assunto. "É uma determinação do Banco Central (BC)e as informações não estão sendo passadas de forma transparente para o consumidor", afirma Janile Silva, analista de mercado da entidade.

A primeira parte da pesquisa verificou quais montadoras do País têm ofertas de financiamento de veículos em seus sites - verificou-se que são quatro (Ford, Citröen, Renault e Peugeot).

"Constatamos que as empresas apresentam o CET de forma incompleta, deixando de incluir a taxa de abertura de crédito/cadastro (TAC). O consumidor só descobre isso mais tarde. É um direito do consumidor saber o custo total porque fica mais fácil fazer comparações, mas as informações aparecem em letras miúdas", diz Janile.

A Pro Teste enviou ofício ao BC para alertar sobre a prática. O órgão informou que acompanha as instituições financeiras para evitar cobrança de tarifas em desacordo com as normas e que a eficácia das medidas está diretamente relacionada ao acompanhamento do consumidor, que deve sempre reclamar quando tiver dúvidas sobre taxas.

Publicidade

Montadoras contestam

Em nota, a Ford informa que as informações da Proteste não procedem, já que o cliente inicia a simulação de financiamento na internet e é alertado em local visível sobre as taxas em letras de tamanho igual ao usado em todo o site.

A montadora afirma, ainda, que o CET está correto e que a TAC cobrada é R$ 750 e não R$ 1.000, como diz a Proteste.

A Citröen diz que todas as suas operações estão de acordo com a legislação, que não faz cobrança de TAC em suas operações e que o CET informados pela empresa "está 100% correto".

A Peugeot afirma em nota que "todas as informações sobre taxas e condições de financiamento para o Peugeot 207 anunciado na campanha 'Juro Zero' estão na área 'Regulamento' do hot site da campanha".

Publicidade

Já a Renault informou que fornece "todas as informações e que o fechamento do negócio é nas concessionárias". Ao constatar a ausência de informações no site, a empresa tirou a seção do ar e anunciou a correção.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.