PUBLICIDADE

Escolha com rigor os cosméticos

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

PUBLICIDADE

Antes de sair correndo atrás das novidades que não param de chegar ao mercado de cosméticos ou seguir indicações de amigos, o consumidor precisa escolher com rigor os produtos que pretende usar, pois se mal-usados, podem causar danos à saúde. Deve-se evitar comprar produtos em vendedores ambulantes para economizar e dar preferência aos produtos em embalagens tamanho família a preços mais em conta ou as que permitem o uso de refil, opção barata e ecologicamente correta.

Os fabricantes são responsáveis pela colocação dos produtos no mercado e devem garantir sua segurança para os consumidores, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dados da empresa, o telefone do SAC, a composição e a autorização do Ministério da Saúde devem estar bem visíveis na embalagem para consultas em casos de problemas.

Devem ser observados os cuidados com armazenamento e forma de manipulação das mercadorias para evitar a perda das características originais do produto.

Publicidade

"Mesmo que o consumidor use os produtos com freqüência e esteja acostumado à marca, deve ler os rótulos para acompanhar possíveis mudanças no produto", orienta Renata Molina, supervisora da área de Saúde e Alimentos do Procon.

Os transtornos mais comuns são reações alérgicas e irritações da pele e couro cabeludo, que podem ocorrer por dois motivos: irregularidade na fabricação ou mau uso da mercadoria. "No caso de problemas com o produto, o consumidor deve procurar rapidamente o fabricante para obter orientações e, se necessário, o reembolso com gastos médicos", explica Renata. Se não for possível um acordo, será preciso acionar o Procon ou a Justiça.

O mau uso do produto também pode ser motivado por falta de informações claras na embalagem, como restrições de uso e composição, ou porque o consumidor não seguiu corretamente as instruções.

"Por isso é importante ler a embalagem, rótulo e a bula e verificar se eles esclarecem a forma correta de uso e se advertem sobre possíveis reações ao organismos das pessoas", alerta Renata.

>

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.