Escolha a lâmpada pelo fluxo de luz

Marcelo Moreira

27 de janeiro de 2012 | 07h16

Saulo Luz

Ao comprar lâmpadas, o consumidor normalmente avalia as opções de acordo com a potência elétrica (em watt) ou a tensão (em volt). Mas esse indicador em watt deve apenas um dos fatores a serem analisados. Nem sempre a lâmpada com maior potência em watt (w) é que mais e melhor ilumina o ambiente.

“Quando alguém compra uma lâmpada de 100 w espera que esta ilumine mais que uma lâmpada de 60 w, não é? Mas nem sempre é assim que funciona, pois o watt indica a potência e consumo de energia”, diz Pedro Luiz Montini, especialista em metrologia e qualidade do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP).

Segundo ele, para saber qual lâmpada ilumina mais, o consumidor deve ficar atento a outra informação: o fluxo luminoso. “Esse fluxo vem escrito no produto na unidade de medida lúmens (lm). Essa informação é obrigatória, mas o fabricante dão pouco destaque nas embalagens. O consumidor precisa se habituar a escolher a lâmpada por lúmen e não pelo watt”, diz Montini.

Uma dica bastante útil é que as lâmpadas fluorescentes costumam iluminar mais do que uma lâmpada incandescente (comum), mesmo quando a potência da fluorescente é inferior. “As fluorescentes são mais econômicas. Uma compacta usa apenas 13 w de potência para produzir 800 lúmens. Já a incandescente precisa de 60 w para iluminar a mesma coisa”, afirma Montini.

Mas é preciso ficar atento, pois existem ainda vários outros tipos de lâmpadas (leia nesta página) ao lado). “Outra dica que pode ajudar o consumidor a encontrar as lâmpadas mais adequadas para sua casa é, além de observar o valor em lúmen, dar preferência às lâmpadas com classificação ‘A’ na etiqueta de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, diz Montini.

Obrigatória, a etiqueta classifica as lâmpadas de “A” a “E”, sendo “A” o nível de maior eficiência energética (acompanhada sempre pelo selo Procel) e “E”, menor eficiência.

Tudo o que sabemos sobre:

Abineelâmpadas

Tendências: