Empresas já podem pedir selo de certificação

PUBLICIDADE

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

PUBLICIDADE

Empresas responsáveis e que querem certificar a qualidade de seus produtos ganham um novo aliado. A certificação voluntária do Ocipem (Organismo de Certificação de Produto do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). O novo órgão estadual é ligado ao Ipem-SP e certifica produtos que não têm obrigatoriedade de serem testados.

Mas quais vantagens essas empresas levam ao fazer uma certificação voluntária? Muitas, segundo a diretora de certificação do Ocipem, Ana Lúcia Martinez . "É um reconhecimento público de que o produto tem qualidade. Pode ser um diferencial definitivo na hora da compra quando o consumidor está na dúvida de qual mercadoria levar. Sem falar no reconhecimento público da responsabilidade social que fica clara nessa situação", ressalta a diretora.

Para fazer a certificação,a empresa preenche um cadastro no site (www.ocipem.sp.gov.br ),dizendo que tipo de produto quer certificar. Após análise do órgão e levantamento dos critérios técnicos, para direcionar como será feita a certificação, a empresa tem que se reunir para discutir as condições da contratação da certificação.

Publicidade

Depois, são feitos ensaios e verificações seguindo normas da ABNT e do Inmetro em amostras do produto. "Aí começa a certificação e o selo já pode ser colocado no produto. O Ocipem acompanha a qualidade dele por mais 3 anos (tempo que a embalagem terá o selo de certificação). Acompanhamos também as etapas do controle de qualidade dentro da empresa."

O preço pago pelo fabricante pela certificação varia de acordo com o tipo de produto e os custos envolvidos (que são variáveis) para utilização de materiais específicos relativos a cada segmento e tipo de material.

Ana Lúcia lembra que é dever do consumidor procurar mercadorias com certificações. "Assim, se prestigia as boas empresas . E além disso, a pessoa passará a comprar com mais confiança, porque tem um atestado da qualidade do produto que está levando."

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.