Embratel lidera ranking de queixas da Anatel

Marcelo Moreira

28 de dezembro de 2008 | 21h41

SAULO LUZ – JORNAL DA TARDE

A Embratel é a campeã de reclamações nas ligações locais, segundo o ranking de telefonia fixa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) do mês de novembro.

A empresa subiu da segunda colocação – em outubro – para a liderança no número de queixas, totalizando 1,295 queixa na Anatel para cada mil acessos em serviço (linhas telefônicas em funcionamento).

Na segunda colocação aparece a GVT (que liderou o ranking em outubro e atua em Estados do Norte, Centro Oeste e Sul do País) com índice de 1,182. Logo atrás ficou a Telefônica (0,965) que se manteve na terceira colocação.

Já na categoria de ligação de longa distância nacional (DDD), a primeira colocada é a operadora GVT com índice de 0,255 queixa, seguida pela Telefônica (0,053) e Brasil Telecom (0,047).

Já a liderança no ranking da telefonia celular ficou com a Brasil Telecom, que teve índice de 0,476 reclamação a cada mil assinantes. No mês anterior, a operadora ocupou a terceira colocação no ranking.
A TIM manteve a segunda colocação em novembro (0,363), seguida pela Oi (0,361) que ocupava a primeira colocação em outubro.

O JT tentou entrar em contato com todas empresas citadas. A operadora de telefonia celular Oi informa que prefere não comentar.

A TIM informa que “investe constantemente na melhoria de seus processos e no treinamento de sua equipe de atendimento e seu centro de relacionamento com o cliente está à disposição para quaisquer esclarecimentos 24 horas por dia em todos os dias da semana.”

O ranking da Anatel é divulgado mensalmente e é formado pelas queixas dos consumidores em todo o Brasil.

As denúncias dos consumidores ou mesmo esclarecimentos de dúvidas ou simples consultas podem ser feitas pela internet na seção “Fale Conosco” do site www.anatel.gov.br ou pelo telefone 0800-33-2001.

Tendências: