É possível saber se seu plano está em Direção Fiscal

ELENI TRINDADE - JORNAL DE TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Se o consumidor quiser saber se seu plano de saúde está passando por alguma interferência da ANS pode consultar os canais de atendimento da agência.

PUBLICIDADE

Convém se informar antes de decidir se é o caso de mudar de plano ou é melhor aguardar uma possível melhora nas condições do convênio. Um sinal de dificuldades financeiras para manter a estrutura pode ser uma diminuição da qualidade do atendimento.

No endereço http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao.asp é possível fazer uma pesquisa e saber se a sua operadora está em Regime Especial (Direção Fiscal e/ou Técnica).

Os outros tipos de intervenção não podem ser consultados. No campo "Tipo de Norma" selecione "RN - Resolução Normativa" e no espaço "Palavra-Chave" escreve o nome da operadora.

Por meio do Disque ANS (0800 - 701 9656) também é possível obter informações.

Publicidade

Especialistas aconselham o cidadão a verificar em órgãos de defesa do consumidor - como o Procon-SP e o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) , se há muitas reclamações sobre o convênio.

Outra dica é denunciar à ANS todas as irregularidades cometidas por seu plano de saúde, pois o atendimento não pode ser interrompido em nenhuma hipótese.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque ANS e nos Núcleos Regionais de Atendimento e Fiscalização. Os endereços dos postos constam no site do órgão regulador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.