Documentos irritam correntistas

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Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

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O item campeão no número de reclamações do ranking do Banco Central - atualizado sempre no dia 15 de cada mês -, continua sendo o atendimento, que em janeiro teve 755 queixas. Em segundo lugar, com 352 reclamações, estão as reclamações referentes ao fornecimento de documentos.

Para a coordenadora jurídica da Pro Teste, Maria Inês Dolci, o levantamento não surpreende, mas retrata as atitudes freqüentes no cenário bancário brasileiro. "O atendimento está sempre em primeiro lugar na maioria dos setores de consumo. No entanto, a insatisfação dos clientes em relação ao fornecimento de documentos demonstra como a informação é duvidosa e tratada de qualquer maneira pelas instituições que não privam pelo atendimento claro nem por informações que não dêem margem para interpretações duvidosas."

Segundo o BC, as queixas de fornecimento de documento referem-se especialmente a cópias de contrato de adesão a conta corrente e a outros produtos, planilhas de cálculo de empréstimos e financiamentos. Maria Inês ressalta que o problema está na demora para o cliente conseguir o que solicita. "As pessoas pedem demonstrativos de juros, documentos que comprovem quitação de dívidas. As reclamações demonstram que a demora na entrega gera desconforto e irritação no consumidor. Acredito que isso também seja reflexo de como o direito à informação, direito essencial do consumidor, é sempre desrespeitado. E esse tipo de problema, junto com a burocracia, leva a um outro: o consumidor não sabe nem o que perguntar porque não há clareza no atendimento."

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De acordo com a Assessoria de Imprensa do BC, o importante do ranking é o produto final das reclamações: o mapeamento dos assuntos. Segundo o órgão, ele evidencia as matérias onde esteja havendo descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central.

A assessoria informou que "o conjunto de reclamações recebido pelo Banco Central é um importante instrumento de supervisão. Esses dados ajudam a compor o cenário analisado pelas equipes de fiscalização em inspeções a instituições."

O correntista pode acompanhar mês a mês o comportamento das instituições acessando a página do BC, no link: (http://www.bcb.gov.br/?RANKING). O levantamento revela informações que devem ser levadas em conta na hora de abrir um conta, contratar um serviço e até mesmo para fazer a própria reclamação.

BMG é o campeão há 5 meses

Na evolução de reclamações referentes ao fornecimento de documentos do ranking do Banco Central nos últimos seis meses, o Conglomerado BMG tem sido o campeão desde setembro. Figura nessa lista, em agosto, a Caixa Econômica Federal, que naquele mês teve 64 queixas.

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Em setembro, o BMG teve 71 reclamações. Em outubro, esse número saltou para 117, seguido de mais um aumento em novembro chegando a 170 queixas. Em dezembro, mesmo sendo o banco com maior número de reclamações, houve uma queda para 74 queixas. Já em janeiro, novo salto para 130 reclamações.

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"O foco de mercado do BMG são os empréstimos consignados, especialmente para os aposentados", explica Maria Inês.

Segundo ela, muitos consumidores que tomam esses empréstimos não se informam como deveriam. "Assim, começa uma avalanche de problemas, todos originados nas informações dúbias e muitas vezes insuficientes.Neste caso, fica mais fácil ter problemas gerados pela má informação e quando o cliente precisa dos documentos esbarra na burocracia costumeira", analisa.

O Banco BMG informa que essa forma de análise (do ranking do Banco Central) é incorreta, uma vez que compara o número de clientes ativos. "Ou seja, os que tomam empréstimo e reclamaram com o número de clientes depositantes/aplicadores e CDB. Não tem como comparar."

O Banco BMG informa ainda que já registrou isso formalmente com o Banco Central em quatro oportunidades.

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