Direito não é levado a sério

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Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

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Um dos principais direitos dos consumidores continua não sendo levado em consideração pelos bancos. Essa é a opinião de Josué Rios, advogado especialista em Direito do Consumidor e colunista do Jornal da Tarde sobre pesquisa do Procon São Paulo que revela que a maior parte dos consumidores tem dificuldade para entender os lançamentos de extratos bancários (66,58%).

"Essa pesquisa revela que um dos direitos mais importantes dos consumidores brasileiros, estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (direito à informação e à transparência nas relações de consumo), não é levado a sério pelos bancos", afirma. "Essa situação gera riscos de prejuízos para os cidadãos, pois eles não têm condições de fazer uma conferência segura de seus extratos, que são extensões de seu dinheiro, de seu suor".

Esses dados fazem parte de um levantamento feito pelo Procon em seu site entre os dias 24 de abril e 8 de maio. O questionário, com 10 questões de múltipla escolha, foi respondido por 377 internautas. Destes, 74,80% possuem cheque especial, 82,76% têm cartão de crédito e 90,19% já compraram algum produto financiado. Não houve divisão por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.

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