"Aceitei a proposta que recebi no caixa de uma loja e solicitei o cartão Cetelem. Mas antes mesmo de receber o cartão no prazo indicado, chegou uma fatura na qual constavam diversos lançamentos de compras feitas com o cartão que eu nem tinha recebido ainda. Cobrei providências da empresa sobre o caso, mas não obtive nenhum retorno. No mês seguinte, recebi outra fatura com os mesmos lançamentos indevidos."
RESPOSTA DA CETELEM: Informamos que o cartão enviado ao cliente foi extraviado e que as compras efetuadas a partir de 05/01/09 não são de responsabilidade do consumidor. Elas serão regularizadas, bem como os encargos gerados indevidamente. Enviaremos ao cliente boleto com a inclusão somente do valor devido.
COMÉNTÁRIO DA REDAÇÃO: O leitor afirmou que seu nome chegou a ir para a Serasa e já foi retirado, mas que voltou a receber cobranças.
COMENTÁRIO DO ADVOGADO DE DEFESA: Mesmo regularizada a situação das cobranças indevidas, como informa a Cetelem, mas, se depois disso, novas cobranças forem feitas, o fato revela desorganização do sistema de controle da empresa. Se o caso continuar se repetindo, gerará aborrecimentos e transtornos ao consumidor que nada deve e o incômodo e o constrangimento ensejarão o direito a reparação por dano moral.