Consumidor da periferia reclama de cobranças indevidas, diz Procon

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Por Marcelo Moreira
Atualização:

SAULO LUZ - JORNAL DA TARDE

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Ser cobrado por algo que não foi contratado ou utilizado é o grande problema dos consumidores que vivem nos extremos Oeste, Leste, Norte e Sul da capital, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP realizada nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CICs) em regiões periféricas da cidade.

Mais da metade das queixas registradas são dúvidas quanto a valores e cobranças indevidas ou abusivas. De acordo com o levantamento, telefonia (fixa, móvel e serviços telefônicos especiais), cartões (desconto, crédito e loja) e bancos comerciais são os assuntos campeões de reclamações na periferia da cidade.

Na telefonia, 80% das queixas dizem respeito a cobrança indevida - o restante são serviços não fornecidos e não cumprimento de oferta.

É o que acontece, com freqüência, com a auxiliar administrativo Claudiane de Almeida Costa, 22 anos, que mora no Jardim Maringá, região de Interlagos. Ela conta que não agüenta mais receber cobrança de ligações telefônicas que nunca fez.

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"Quase todo mês recebemos essas cobranças indevidas. Algumas delas são DDD, com ligações para cidades do interior e até de Minas Gerais", conta. Ela diz que já reclamou para a Telefônica várias vezes e somente em duas delas a empresa corrigiu o problema. "Este mês já reclamei, mas não me deram nenhuma solução."

Além da telefonia, bancos comerciais e cartões também são campeões de reclamações entre os consumidores, sendo 81% referente a cartões de crédito, 13% de lojas e 6% à cartões de desconto.

Segundo o levantamento, feito com dados do primeiro semestre desse ano, a maioria dos usuários do CIC têm renda familiar de 3 a 6 salários mínimos. "Apesar da periferia ter acesso ao crédito, falta informação por parte das empresas", diz Cristina Rafael Martinussi, supervisora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP.

A Telefônica informa que as ligações de longa distância mencionadas pela cliente foram feitas por outra operadora e encaminhou a segunda via, excluindo as chamadas indevidas.

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