PUBLICIDADE

Como identificar uma jóia

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Maíra Teixeira

PUBLICIDADE

A procura por alianças de casamento mais barata , mas com qualidade, rendeu ao jornalista Estanislau Maria Freitas Júnior e a sua namorada - além de muitas idas e vindas à joalherias - uma dúvida de consumo que as pessoas não costumam ter na hora de encomendar o símbolo da união: o ouro tem a qualidade que é prometida pelo joalheiro? O que é quilate? Como identificar uma jóia?

De acordo com a designer de jóias da joalheria Vivara Deborah Rosenblit, uma jóia de qualidade é aquela que respeita as exigências da composição de liga. O ouro 18 quilates tem uma composição de três quartos de ouro e uma parte de metal para sua fabricação. É esse processo, de misturar o metal ao ouro, que dá a liga e caracteriza a qualidade da produção da peça. Os símbolos do ouro 18, o de melhor qualidade para jóias podem ser: -750 ou 18k. Ele é melhor porque tem a maior quantidade de ouro por peça maleável.

"Uma jóia de qualidade não apresenta riscos, a cor do ouro deve estar uniforme, sem manchas, seus mecanismos funcionais como fechos e travas devem estar seguros e confortáveis", explica.

Publicidade

Segundo a designer, jóias malfeitas são desconfortáveis. "Na presença de gemas (pedras), as jóias devem estar posicionadas no mesmo nível, não podem estar tortas ou com inclinações."

Para jóias com pedras grandes ela dá uma dica. "É preciso segurar a pedra e tentar movimentá-la. Se a pedra se mexer, ela está solta e corre o risco de cair. Outra forte característica da qualidade pode ser percebida no seu avesso: olhe a parte de trás, ela tem de ser tão bonita quanto a da frente."

As jóias bem-feitas podem ser reconhecidas pelas suas característica óticas. "Especialmente por meio de manchas ou riscos fora do lugar. Marcas de solda depreciam a jóia. As junções devem estar imperceptíveis."

Quilates

Para o geólogo Pércio de Moraes Branco, a melhor maneira de informar o teor de ouro nas ligas é em termos de porcentagem ou, melhor ainda, em milésimos, o que dá mais precisão. "Assim, o ouro 750 é a liga com 75% (ou 750 milésimos) de ouro. Desse modo, se sua jóia foi feita com esse tipo de liga, provavelmente estará nela gravado o número -750 ou então 18K", ensina.

Publicidade

Já se essa liga tem 25% de outros metais, cabe perguntar que metais são esses. "O metal associado ao ouro pode ser cobre, prata, ferro ou zinco e vários outros. Mas, pode ser prata com cobre, em proporções variadas, etc."

Ele explica que essas variações dão diversas cores de ouro 18K, que pode ser ouro branco; ouro verde (vários tipos); ouro vermelhão; ouro rosa, etc."O ouro 24 K é ouro puro (100%) e ouro 18 K é uma liga com 75% de ouro. O ouro 14K é a liga com 58,33 % de ouro."

Segundo Branco, o ouro puro não é usado em joalheria. "É usado em instrumentos científicos, na indústria eletrônica e principalmente como lastro monetário (barras)."

Denuncie as fraudes

A coordenadora jurídica da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês Dolci, diz que a compra de jóias, de difícil identificação da qualidade, exige atenção redobrada e por isso é bom procurar lugares idôneos, que dêem nota fiscal, certificado de qualidade e garantia.

Publicidade

"Também é bom pedir referência de amigos já que uma aliança ou jóia vai ser usada por muito tempo. O certificado de garantia vai referendar aquele produto caso seja preciso vendê-lo depois. Nesse certificado tem de constar descrição detalhada do produto. Para o leigo é difícil saber a diferença de uma loja para outra, portanto, a referência do preço pode ser feita pelo vsual, peso, espessura, pedras, que tem sempre de estar descriminado no certificado."

Em casos de fraude, lojas que vendem ouro 14K dizendo que é 18K, por exemplo, o consumidor tem de reclamar, por escrito, e pedir uma perícia. "A loja tem 30 dias para emitir um documento que ateste a autenticidade. Fraudes e falsificações têm de ser denunciadas a uma delegacia de fraude (que fará uma perícia com um ourives imparcial)." Caso a resposta da loja ultrapasse os 30 dias, o consumidor pode exigir a troca da peça, a devolução do dinheiro ou abatimento proporcional.

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.