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Claro é a nova líder do Ranking

Por crespoangela
Atualização:

Ranking publicado no dia 16/5/2006 - Período de 21 de março a 20 de abril

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Texto de Angela Crespo

De 612 cartas, 142 são queixas de telefonia fixa e móvel. Só de operadoras de celular são 104.

Depois de 11 meses de liderança da Vivo, outra operadora de telefonia móvel, a Claro assume o primeiro lugar do Ranking do Advogado de Defesa. Foram 42 cartas no período de 21 de março a 20 de abril (7 a mais que no mês anterior), todas respondidas no prazo de 10 dias.

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Entre os assuntos mais reclamados, destaque para a cobrança indevida ou não reconhecida pelos assinantes. É o caso de Cláudio dos Reis Cabral, que aceitou uma proposta da Claro e migrou de sua antiga operadora para esta. Mas a empresa em vez de um aparelho lhe enviou três. Além de não cancelarem as duas linhas a mais, conforme pedido do consumidor, passaram a lhe enviar contas e cartas de cobrança ameaçando de enviar seu nome para os órgãos de restrição ao crédito. "Ligo semanalmente, desde dezembro, solicitando providências e ouço a mesma resposta: 'O departamento responsável irá recolher os aparelhos'", diz Claudio.

O Serviço de Atendimento da Claro diz que o caso está sendo analisado e, "após a regularização da questão, será feito contato com o cliente para prestar os devidos esclarecimentos".

Mirta Minniti também questiona os valores cobrados em sua fatura da Claro, principalmente ligações em roaming, cujo número que efetuou as chamadas é de Curitiba, local onde esteve justamente no período que essas ligações foram feitas. "Reclamei e a resposta é que constava no sistema deles e eu deveria pagar e pronto, sob a possibilidade de sujarem meu nome." Ela pagou e continuou reclamando, e soube, então, que o número é da torre que foi usada para fazer a conexão com o seu celular, e não tinham como identificar os números reais que haviam ligados para ela.

O Setor de Atendimento da Claro diz que "não foram encontradas irregularidades na fatura, que a cobrança do deslocamento se refere às chamadas recebidas em roaming. O número atribuído trata-se de uma solução técnica para identificar os clientes que são visitantes". Ao se deparar com o problema de cobrança indevida, o consumidor deve reclamar ao fornecedor, de preferência por escrito, enviando a carta com Aviso de Recebimento.

De todo modo, é bom saber que se o consumidor conseguir comprovar o pagamento indevido, o valor deve ser devolvido em dobro e acrescido de correção monetária e juros, como manda o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. E se, porventura, o nome do consumidor for incluído indevidamente em órgão de proteção ao crédito, deve ser moralmente indenizada. Para tanto, deverá recorrer ao Juizado Especial Cível.

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Um total de 612 cartas foram recebidas pela coluna no mês de abril, totalizando no ano 2.573 correspondências contra 2.418 no mesmo período do ano passado. Crescimento de cerca de 6,5%.

As empresas responderam 463. O Citibank (4 cartas) não respondeu a nenhum dos leitores, seguido pelo Extra (5), que deixou 60% delas sem informação.

 Foto: Estadão
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