PUBLICIDADE

Cheque foi furtado. O que fazer?

Colunista do JT Josué Rios esclarece os direitos do consumidor e dá dicas de como agir quando o cheque é roubado ou furtado e usado por ladrões para fazer comprar nas lojas.

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Josué Rios - Colunsta do Jornal da Tarde

PUBLICIDADE

Quem, na vida, já não teve problema com cheque? Seja cheque furtado, pré-datado, cheque caução ou cheque sem fundos - o mais famoso da família. Hoje falaremos sobre os imbróglios do cheque furtado.

Com o dinheiro de papel furtado, a dor de cabeça vem de comerciantes que recebem o pagamento por meio dele, e não têm o cuidado de conferir documentos e assinatura do larápio que está fazendo a compra com o cheque falso.

No caso de furto ou roubo do cheque, o correto é a vítima do crime registrar boletim de ocorrência (BO) na delegacia e, com isso em mãos, solicitar ao banco a sustação dos documentos de créditos.

Mais: de imediato, antes de fazer o BO e pedir as referidas providências por escrito, a vítima do furto deve ligar para a central de atendimento do banco e pedir o bloqueio dos cheques (anote nome do atendente e horário).

Publicidade

Comprovada tais providências, o comerciante que não conferir com rigor a identidade e assinatura do falsário para desmascará-lo não pode protestar o cheque furtado e nem "negativar" o nome do titular originário do documento.

Nesse caso, se o comerciante protestar ou negativar o cheque, o verdadeiro titular deste (vítima do furto) terá o direito de exigir, judicialmente, o cancelamento do protesto ou negativação - e até indenização por dano moral do comerciante imprudente.

A pergunta é: se a vítima de cheque furtado não pedir o bloqueio deste e nem fizer o BO, deixando de proceder como informado acima, poderá, ainda assim, processar o comerciante que protestou ou negativou o cheque?

Resposta: Sim, ma nesse caso, a vítima do furto do cheque terá menos chance de ganhar a causa contra o comerciante - ou poderá ganhá-la apenas pela metade.

Explico. É obrigação do comerciante sempre conferir a identidade e assinatura de quem está apresentando o cheque. Da mesma forma é obrigação do dono do cheque adotar as providências acima citadas.

Publicidade

E se ambos falham quanto às suas obrigações, ocorre o que se chama culpa concorrente entre eles, e as responsabilidades são divididas. Por exemplo: o dono do cheque obtém na Justiça o direito de cancelar protesto e a negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito, mas perde o direito a reclamar dano moral do comerciante na Justiça.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o comerciante, que também teve sua falha, perde o direito de cobrar do dono do cheque o valor deste, que foi emitido pelo falsário.

Mais: há casos em que a Justiça é mais rigorosa com o dono do cheque furtado e o condena a pagar a metade do valor deste ao comerciante, também vítima do estelionatário. Daí, a importância de quem tem o cheque furtado ou roubado não deixar de pedir o imediato bloqueio do título de crédito, acompanhado do BO.

Outra encrenca: o cheque não desapareceu das mãos do correntista, mas foi extraviado ou roubado no caminho entre o banco e a casa do consumidor.

Nesses casos, não há dúvida: o banco responde pelos danos causados ao correntista. Logo, se os meliantes se apossam dos cheques enviados ao cliente pelo banco, e fazem a festa em compras com o dinheiro de papel alheio, o correntista(consumidor do serviço bancário) não terá de pagar a farra feita no comércio pelos estelionatários.

Publicidade

Além disso, o cliente terá de ser indenizado pelo banco, por dano moral, em relação a protestos e negativações nos órgãos de proteção ao crédito, feitos a pedido dos comerciantes que receberam os cheques voadores dos falsários.

Em resumo, o banco tem o dever de fazer os talonários de cheques chegarem com segurança aos consumidores do serviço, independentemente de qualquer ocorrência, que não causada pelo próprio correntista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.