Casa na praia: alugue sem estresse

Carolina Marcelino

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Férias de janeiro e logo depois o Carnaval, em fevereiro. Quem pretende alugar um apartamento na praia ou uma casa no interior nesta época do ano deve fazer planos, cotações e pesquisar tudo para que a viagem não seja um desastre, como aconteceu com a bancária Leila Silva, de 47 anos, na temporada de julho de 2011.

PUBLICIDADE

A bancária alugou uma casa em Campos do Jordão para passar uma semana com o marido na temporada de julho do ano passado. Porém, ao chegarem no local, a realidade era um pouco diferente do que tinham visto pela internet. "A casa era longe do centro e aquecedor estava quebrado. Liguei para o proprietário e ele mandou eu chamar um técnico, pois depois ele me reembolsaria", contou a consumidora.

Problemas deste tipo podem ser evitados. Especialistas em defesa do consumidor aconselham que os clientes sempre deem preferência para imóveis indicados por algum amigo. "Indicação é um aliado na hora de escolher destino e lugar para dormir", disse o presidente da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), Marcelo Segredo.

A Fundação Procon-SP orienta que o turista vá atrás de informações como o número de cômodos e mobília e a localização do imóvel. Eles ressaltam que é importante verificar as condições de acesso ao local, como estradas, pontos de referência e afins.

As formas de pagamento também devem ser levadas em consideração. Nunca pague o valor total do aluguel antes de checar as reais condições do imóvel. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), na maiorias das vezes, metade do aluguel é pago na assinatura do contrato e outra metade na entrega das chaves. Além disso, é muito comum que o locador peça um cheque caução, para a eventualidade de caso do inquilino quebrar alguma coisa do imóvel.

Publicidade

Sempre faça um contrato quando for alugar um imóvel. Coloque detalhes como: o número de talheres e pratos, escreva se há riscos nos móveis. Em casas na praia, verifique o estado do fogão e da geladeira. A data de entrada e saída do local também devem estar evidenciadas no documento.

Escolher uma agência ou uma imobiliária para intermediar a negociação também pode ser uma boa opção, já que caso alguma coisa dê errado, o consumidor tem com quem reclamar para obter uma solução imediata. Além disso, qualquer problema com estas empresas podem ser resolvidas no Procon, por exemplo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.