PUBLICIDADE

Cartilha ajuda a entender rótulos de alimentos

ELENI TRINDADE

Por trindadeeleni
Atualização:

Ler os rótulos de produtos alimentícios é uma das melhores formas de o consumidor fazer escolhas saudáveis no seu dia-a-dia. Para auxiliá-lo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está distribuindo o Manual de Orientação aos Consumidores Sobre Rotulagem Nutricional: Educação para o Consumo Saudável. Em linguagem simples, o material explica quais informações devem ter os rótulos e o que elas significam, além de explicar a importância da composição dos alimentos e esclarecer dúvidas mais frequentes.

PUBLICIDADE

"O rótulo contém informações de extrema necessidade para os consumidores, principalmente para quem tem problemas de saúde e precisa controlar a quantidade de certos nutrientes", explica Denise Resende, gerente geral de Alimentos da Anvisa. "E a leitura dessas informações ainda precisa ser incorporada na rotina dos consumidores. Fizemos até uma versão de bolso para o consumidor consultar durante suas compras", acrescenta ela.

O guia pode ser consultado no site da agência (www.anvisa.gov.br), mas também será distribuído aos Procons, associações de donas de casa, associações de supermercados e vigilâncias sanitárias estaduais. A Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Nutrição recomendam que os rótulos dos alimentos tragam informações sobre valor energético, carboidratos, proteínas e gorduras.Segundo a Anvisa, o Brasil cumpre a regra. "Estamos mais avançados em relação às recomendações internacionais, pois incluímos as gorduras saturadas e trans, fibras alimentares e sódio dentre os nutrientes de declaração obrigatória", completa Denise.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.