Cartão de banco é cancelado sem aviso prévio

Está acontecendo com frequência ultimamente: o banco cancela o cartão de banco sem qe o cliente seja avisado. Veja o caso do leitor Luiz Alexandre Mattos de Magalhães Barros:

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

"Meu cartão foi bloqueado pelo Itaú sem nenhum aviso, pois uma compra que eu tentei fazer pela internet não foi aceita. Gostaria de ter sido avisado!"

PUBLICIDADE

RESPOSTA DO BANCO ITAÚ: O bloqueio foi realizado por questões de segurança, pois constatamos uma suspeita de utilização indevida no cartão. Esse procedimento está previsto em contrato. Tentamos contato com o cliente antes de efetuar o bloqueio do cartão, mas não obtivemos sucesso. O desbloqueio do cartão já foi providenciado.

COMENTÁRIO DO ADVOGADO DE DEFESA: O contrato que permite o bloqueio somente tem validade se o titular do cartão for comunicado antes, a fim de que não saia para fazer compras e seja surpreendido. Se o consumidor negar a tentativa de contato, caberá à empresa de cartão comprovar que tentou falar com o cliente e não conseguir. O consumidor tem o direito de ser indenizado por dano moral.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.