Carro já tem selo de qualidade

ELENI TRINDADE - JORNAL DA TARDE

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Um selo de qualidade e certificação. Essa é a novidade que os consumidores encontrarão ao comprar carros zero quilômetro.

PUBLICIDADE

O selo será expedido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) do governo federal.

Por meio de uma etiqueta semelhante à que é vista em eletrodomésticos, como geladeiras, o comprador poderá saber se o veículo gasta muito ou pouco combustível. A classificação dos carros será de A a E, isto é, do mais eficiente (A) para o menos eficiente (E).

"O programa vai fornecer informações confiáveis aos consumidores para eles façam uma escolha levando em conta não somente a economia, mas o meio ambiente, pois significa que o veículo gasta menos combustível e polui menos", afirmou João Jornada, presidente do Inmetro.

As montadoras Fiat, Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen já se inscreveram nos programas com 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto ou pequenos, compacto, médio, grande e carga).

Publicidade

"Os carros já sairão de fábrica com a etiqueta e os consumidores já encontrarão nos próximos dias veículos com a certificação de eficiência", garantiu Jornada.

Certificação voluntária

o programa é voluntário e todo ano os veículos serão reavaliados. Isso quer dizer que um carro classificado como menos eficiente este ano poderá evoluir tecnologicamente, dependendo do esforço do fabricante e da demanda dos consumidores, e no ano seguinte receber uma avaliação melhor.

"A certificação é boa para todo mundo, pois o consumidor terá um parâmetro para fazer uma escolha ética e o mercado será impulsionado a evoluir tecnologicamente para produzir carros mais eficientes e menos poluentes", destacou Henry Joseph Júnior, responsável pela área de Energia e Meio Ambiente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Não há previsão de tornar a certificação obrigatória, explica o presidente do Inmetro. "É o consumidor e todo o mercado que vai exigir a presença do selo nos carros", afirmou Jornada.

Publicidade

Para participar do programa de etiquetagem, a montadora precisa informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário que acompanha os carros e nas lojas.

PUBLICIDADE

Essas informações poderão ser conferidas pelos consumidores na etiqueta, fixada pelos fabricantes nos vidros dos carros. Esses dados também ficam disponíveis para consulta nos sites do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

O programa também contou com a participação de especialistas do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb).

Na Austrália, Canadá, Cingapura e União Europeia existe certificação voluntária semelhante. Já na China, Estados Unidos e Japão, o programa é parecido, mas obrigatório.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.