Caixa amplia prazo para vários financiamentos

Marcelo Moreira

23 de abril de 2009 | 18h55

ISABEL SOBRAL – O ESTADO DE SÃO PAULO

A Caixa Econômica Federal anunciou a ampliação de 30 para 90 dias do prazo de carência do vencimento da primeira parcela dos financiamentos voltados para aquisição de eletrodomésticos da chamada linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

O vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, explicou que a ampliação desse prazo para pagamento da primeira parcela tem o objetivo de atrair aqueles consumidores que ficaram seduzidos pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre esses produtos, mas que não têm disponibilidade de dinheiro agora para comprar e aproveitar a redução do imposto.

“Isso pode potencializar ainda mais as vendas que já estão sendo impulsionadas pela redução do imposto”, afirmou Lenza.

Ele destacou ainda que a ampliação da carência já está disponível por parte da Caixa, mas que, para entrar em vigor efetivamente, precisa também ser adotada pelos parceiros, que são as redes lojistas de varejo que fizeram convênio com o banco público para operar essa linha. “Essa é uma linha muito desburocratizada e de simples acesso”, comentou o vice-presidente.

O crédito é solicitado pelos clientes nas lojas das redes conveniadas e, na hora da compra, um sistema automatizado faz a análise do crédito para liberação, bastando aos consumidores apresentarem documentos de identificação pessoal, renda e residência.

O valor máximo do financiamento é de R$ 10 mil com prazo de pagamento em até 24 meses. As taxas de juros são prefixadas de acordo com o mercado de cada varejista e o pagamento é realizado por meio de boleto ou débito em conta corrente. Segundo Lenza, desde a criação da linha em novembro do ano passado, a Caixa já financiou a compra de 13 mil itens com um volume de empréstimos superior a R$ 12 milhões.

A Caixa já tem parcerias com lojas de varejo das Redes Baú Crediário (Grande São Paulo), América Móveis (SC) e Tradição Móveis (PE). Ainda esta semana deverá fechar convênio com mais três redes: uma de Santa Catarina, outra de São Paulo e uma terceira de Salvador (BA). A ideia, segundo Lenza, é continuar buscando a expansão das parcerias, podendo chegar a 100 grupos de lojistas.

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