Como consumidor, não aceito encontrar estradas vicinais no Estado mais rico do Brasil em completo abandono. É o que está acontecendo nas estradas do Vale do Paraíba e região de serra nas proximidades de Campos do Jordão.
Neste Carnaval, rodei por três importantes rodovias que fazem a ligação entre Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e São José dos Campos. O panorama é bem ruim.
A SP-123, chamada de Floriano Rodrigues Pinheiro - que liga a rodovia Carvalho Pinto a Campos do Jordão - tem pavimentação razoável até o km 20, no começo da serra.
A partir de então, até chegar a Campos, o asfalto é um horror, de má qualidade, repleto de rachaduras e buracos. A sinalização vertical (placas) está ruim, com o mato alto encobrindo a maior parte dos sinais. No solo, a sinalização horizontal é quase inexistente.
A situação é idêntica nas rodovias SP-46/Oswaldo Guisard - que liga a SP-123 à SP-50 -, SP-42/Vereador Júlio Silva - que liga a SP-50 a São Bento do Sapucaí-, e SP-50/Estrada de Monteiro Lobato - que liga Monteiro Lobato a Campos do Jordão.
A SP-46 tem um trecho entre os km 152 e 161 em bom estado, mas entre os km 163 e 167 está um horror. A SP-42 tem pavimento bastante ruim e praticamente toda a sinalização vertical oculta sob o mato alto.
Para completar, a rodovia SP-31/Índio Tibiriçá, que liga a via Anchieta a Suzano, mostra o mesmo quadro das rodovias citadas anteriormente, com alguns poucos trechos recuperados e outros completamente abandonados.
São todas rodovias importantes, que ligam municípios relevantes economicamente. Seria muito interessante a Secretaria Estadual dos Transportes se manifestar sobre a situação complicada das estradas mencionadas.