Bom atendimento é tudo em São Paulo, diz pesquisa

Marcelo Moreira

23 de janeiro de 2009 | 13h24

ELENI TRINDADE – JORNAL DA TARDE

Para o consumidor paulistano o aspecto mais importante na relação de consumo é o bom atendimento. É o que mostra a pesquisa feita pela consultoria TNS InterScience a pedido da Associação Brasileira de Relações Empresa-Cliente(Abrarec).

“Hoje em dia bom preço e qualidade dos produtos e serviços são elementares e se a empresa não tem esses dois itens, o consumidor nem dá atenção a ela. O que interessa de verdade é ser bem atendido, receber toda a atenção e informação possível”, diz Roberto Meir, presidente da Abrarec.

Em relação à pesquisa feita no ano passado, o atendimento subiu de 61% para 68% como item mais importante para os consumidores. “A cada ano o nível de exigência aumenta porque o consumidor paulistano é muito bem informado e também o que mais reclama”, acrescenta ele.

O preço também foi um quesitos dos mais citados: foi lembrado por 58% dos entrevistados. “Em 2008 falou-se como nunca sobre atendimento e um novo decreto para o setor de atendimento acabou de entrar em vigor, por isso, o consumidor paulistano não admite ser enganado ou enrolado facilmente. Ele quer vendedores atenciosos e não tolera esperar”, completa Meir.

Já a propaganda teve queda em relação ao levantamento anterior, sendo citado por 35% dos pesquisados. No levantamento anterior, propaganda era importante para 48% dos pesquisados.

Foram ouvidos 1.250 consumidores das cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Dela participam homens e mulheres com mais de 18 anos de diversas classes sociais.

Os gaúchos e pernambucanos têm opinião semelhante à do paulistano. Para os cariocas, o principal é a qualidade dos produtos e serviços. No caso dos mineiros, o ponto fraco é o bolso.

A responsabilidade social e ambiental das empresas também foi lembrada pelos consumidores entrevistados.

Em São Paulo, 42% se preocupam com a área social e 43% mencionam a responsabilidade ambiental como um fator importante para levá-los a contratar produtos e serviços de empresas que valorizam o tema.

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