Aproveite as promoções relâmpago

Marcelo Moreira

25 de agosto de 2008 | 18h20

RODRIGO GALLO – JORNAL DA TARDE

É possível economizar, e bastante, aproveitando as chamadas ofertas relâmpago de lojas e grandes redesde supermercados. Alimentos e até televisores podem entrar na lista de promoções instantâneas organizadas pelos supermercados. Mas para tirar proveito delas, é preciso mais do que ficar com os ouvidos atentos aos sedutores anúncios dos locutores.

De acordo com o economista Luís Carlos Ewald, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os consumidores mais atentos realmente podem economizar nas compras se aproveitarem as ofertas relâmpago das grandes redes de supermercados.

A tarefa, entretanto, não é fácil, pois é preciso tempo e paciência para conseguir encontrar bons preços.

Segundo Ewald, só consegue economizar quem tiver uma “intimidade” mínima com os preços praticados pelos mercados – só assim é possível saber se o item realmente está sendo oferecido com um desconto real.

No caso das ofertas instantâneas, que oferecem produtos com preços especiais e por tempo limitado, o economista recomenda cautela antes de encher o carrinho.

“Não se deve acreditar plenamente em promoções, pois muitas vezes a loja não está oferecendo preços mais baixos: o preço normal é mais caro do que o praticado pelo concorrente e, mesmo com o desconto, ainda pode ser mais vantajoso ir ao outro supermercado e pagar mais barato”, explicou Ewald, autor do livro Sobrou Dinheiro!, uma espécie de guia que explica como economizar em diversas situações do cotidiano.

Uma das principais recomendações é para os consumidores terem paciência e resistirem a ofertas aparentemente tentadoras anunciadas pelos locutores dos mercados. Ele reforça a idéia de que é fundamental avaliar os preços e, se realmente for vantajoso, comprar uma quantidade que não vá estragar.

A orientação do Procon-SP é semelhante. Segundo a entidade, produtos oferecidos em promoções relâmpago geralmente têm prazos de vencimento bastante apertados.

Então, mesmo com a necessidade de comprar rápido antes que a liquidação termine, é preciso verificar atentamente os rótulos para comprovar a validade.

Outra dica importante: o ideal é o cliente olhar a data de todas as unidades adquiridas, e não apenas de uma isoladamente, afinal, os vencimentos podem ser diferentes. Mesmo assim, Ewald garante que, sabendo aproveitar bem as promoções, é possível gastar em média 20% menos nas compras feitas toda a semana.

DICAS PARA APROVEITAR BEM AS OFERTAS

  • Antes de aproveitar qualquer promoção, tente se informar a respeito dos preços praticados em outros supermercados, para verificar se o valor da oferta realmente é mais barato em relação aos concorrentes

  • Verifique o prazo de validade de todas as unidades adquiridas em saldões relâmpago, pois muitos produtos oferecidos têm datas de validade próximas de expirar

  • Sendo assim, nunca compre uma quantidade muito grande de produtos, a menos que realmente pretenda consumi-los a tempo. Se estragarem, é prejuízo certo e, deste modo, de nada adiantou comprá-los durante a promoção

  • Se souber aproveitar, pode-se economizar em média 20%

  • Comentários

    Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.