Acidente de consumo não são registrados

O número de registro de acidentes de consumo no Inmetro é pequeno, mas são apenas os casos em que o consumidor denunciou o caso ao órgão. Enquanto isso, milhares de acidentes acontecem e não são registrados – o que esconde o impacto dos acidentes de consumo na saúde pública

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Carolina Marcelino

PUBLICIDADE

O número de registro de acidentes de consumo no Inmetro é pequeno, mas são apenas os casos em que o consumidor denunciou o caso ao órgão. Enquanto isso, milhares de acidentes acontecem e não são registrados - o que esconde o impacto dos acidentes de consumo na saúde pública.

O Inmetro defende a criação de um Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo, onde os hospitais teriam de fazer o registro dos caso de acidente de consumo automaticamente. Enquanto isso, o órgão realiza um levantamento dos acidentes de consumo que geram atendimento médico.

"O objetivo é que seja feito por profissionais devidamente capacitados, com base em questionários e entrevistas com os pacientes nos hospitais, para mapear a incidência e os fatos geradores dos acidentes de consumo. O projeto piloto ocorrerá no Rio de Janeiro, por meio de um convênio entre o Inmetro e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)", diz Rose Maduro, coordenadora do projeto de sistema de monitoramento de acidentes de consumo do Inmetro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.