Política

Política

Eleições na Câmara e no Senado: notícias, resultados e apuração dos votos

Siga agora a cobertura com as principais informações sobre as votações e os resultados das eleições que definem os futuros presidentes da Câmara e do Senado, e suas mesas diretoras

A Câmara dos Deputados e o Senado definem nesta segunda-feira, 1º, seus futuros presidentes para o biênio 2021-2022. Marcada pela forte interferência do Palácio do Planalto, a sucessão no comando do Congresso Nacional se tornou um embate polarizado entre o bolsonarismo e seus adversários e uma espécie de largada para as articulações que miram 2022.

 

Acompanhe a sessão que ocorre na Câmara:

Na Câmara, os deputados Arthur Lira (Progressistas-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) lideram as intenções de voto, como mostra o Placar do Estadão, com vantagem de Lira. Na reta final da campanha, Lira - que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro - conseguiu ampliar sua base, ganhando o apoio inclusive de deputados do DEM,

  • 00h18

    02/02/2021

    Como primeiro ato de gestão, Lira anula decisão de Maia e adia escolha da Mesa Diretora

     

    Em seu primeiro ato após ser eleito presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) anulou uma decisão do seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e desconsiderou o bloco de apoio ao seu adversário na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP). Na prática, a decisão impede que o grupo do emedebista assuma posições na Mesa Diretora, como estava previsto. A eleição para os demais cargos do comando da Casa - dois de vices e quatro secretarias - foi adiada para esta terça-feira, 2.

     

    O ato de Lira ocorre após Maia aceitar a inclusão do PT no bloco de Baleia mesmo após o fim do prazo, que se encerrou às 12h desta segunda-feira. A decisão do agora ex-presidente da Câmara gerou protestos do deputado do Progressistas, que chegou a bater-boca com Maia durante reunião mais cedo e ameaçou judicializar a questão, mas depois recuou. (Felipe Frazão) Leia a matéria completa

     

    Foto: Sergio Lima/ AFP

    Foto: Sergio Lima/ AFP

  • 00h13

    02/02/2021

    O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), disse, em entrevista à CNN, que o auxílio emergencial foi "indispensável" e "necessário nos momentos de pandemia", mas o Brasil "não aguenta" um pagamento de milhões de pessoas com esse valor. 

  • 00h07

    02/02/2021

    ‘Discurso de paz e harmonia de Arthur Lira durou 10 minutos’, diz Doria

    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na noite desta segunda-feira, 1, que o discurso “de paz e harmonia” do recém-eleito presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “durou dez minutos”.

     

    “O discurso de paz e harmonia do deputado Arthur Lira durou 10 minutos. Foi sucedido por um outro discurso revanchista e odioso. E mostrou o tom de como vai conduzir a Câmara Federal”, afirmou. Na disputa, Doria apoiava o adversário de Lira, Baleia Rossi  (MDB-SP) . Leia a reportagem completa.

     

    Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

    ?Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

  • 00h03

    02/02/2021

    'Anseio que Executivo e Legislativo trabalhem em harmonia em prol do Brasil', diz Ramos

     

    O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do governo federal, comemorou há pouco no Twitter a eleição de Arthur Lira (PP-AL) como novo presidente da Câmara.

     

    "Com 302 votos, o deputado Arthur Lira é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Sucesso na nova trajetória! Anseio para que o Executivo e Legislativo trabalhem em harmonia em prol do Brasil e dos brasileiros, seguindo os valores do presidente Bolsonaro", escreveu Ramos, no Twitter.

     

    Em postagem na mesma rede social, o presidente Jair Bolsonaro se limitou a postar uma foto com Lira seguida da seguinte mensagem: "Arthur Lira é eleito (302 votos em 513 possíveis), em primeiro turno, para presidir a Câmara para o biênio 2021/22."

  • 00h02

    02/02/2021

    Lira diz que conversará com Pacheco para que Câmara e Senado tenham 'sincronia de pautas e assuntos'

     

    O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que terá uma primeira conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que as duas Casas tenham "uma sincronia de pautas e de assuntos". Depois desse diálogo, ele espera ouvir sugestões de todos os setores do governo para fazer com que a Câmara possa operacionalizar a sua gestão na aprovação dessas matérias. 

     

    "Diferente do ano passado, nós não temos um orçamento de guerra, não temos como não respeitar a lei do teto de gastos, a lei de responsabilidade fiscal, não temos um orçamento para seguir e temos que tomar essas atitudes emergencialmente. Esse será nosso foco nos primeiros dias de mandato", afirmou em entrevista À CNN.

  • 23h46

    01/02/2021

    Lira nega 'pé na porta em primeiro ato

    Eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira disse que a decisão de anular validade de bloco partidário formado por Baleia Rossi não foi "ato imparcial e necessário". "Pregamos que iríamos seguir regimento e acabar com decisões individualistas", falou.

     

    Ele também garantiu que os partidos poderão exercer proporcionalmente suas vagas na Mesa Diretora, "sem açodamento".

  • 23h46

    01/02/2021

    Análise: Rodrigo Maia, novos presidentes e grandes desafios

     

    Atividade dinâmica, a política é cruel. Há três meses, o Dem saía das urnas municipais quase consagrado – era o mais vistoso. Rodrigo Maia colhia os maiores louros. O então presidente da Câmara posicionava-se como o aglutinador do chamado “centro”, o “sujeito do diálogo” pelo qual, não sem motivo, muitos clamavam. Com vistas em 2022, Maia seria a ponte desde o centro direita até o centro esquerda. Independente do candidato à presidência desse amplo espectro, certo é que Maia seria um dos articuladores do que se pretendia “uma frente ampla”. Leia a análise completa de Carlos Melo

     

    Foto: Dida Sampaio/Estadão

    Foto: Dida Sampaio/Estadão

  • 23h43

    01/02/2021

    Baleia Rossi (MDB-SP) foi derrotado pelo líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL)

     

    Foto: Dida Sampaio / Estadão

    Foto: Dida Sampaio / Estadão

  • 23h41

    01/02/2021

    Quem é Arthur Lira, novo presidente da Câmara dos Deputados

     

    Em seu terceiro mandato como deputado federal pelo Progressistas, Arthur Lira (AL) conquistou nesta segunda-feira, 1º, um dos cargos mais importantes da política nacional: a presidência da Câmara dos Deputados. Na campanha pela cadeira então ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do Centrão ganhou o apoio de ninguém menos do que o presidente da República.

     

    Além de inúmeras reuniões para converter votos, Jair Bolsonaro escalou ministros-deputados para reforçar a votação e, como revelou o Estadão na semana passada, abriu o cofre do governo e distribuiu R$ 3 bilhões em recursos extraordinários para garantir apoio ao candidato. Leia a reportagem completa.

     

    (Foto: Sérgio Lima/AFP)

    Sérgio Lima/AFP

  • 23h27

    01/02/2021

    Arthur Lira convoca nova eleição para demais cargos na Mesa Diretora para as 16h desta terça-feira, 2.

  • 23h26

    01/02/2021

    Em primeiro ato, Lira anula decisão de Maia

     

    O primeiro ato do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi anular a validade do bloco partidário formado por Baleia Rossi. A decisão deve impactar a escolha dos cargos na mesa. 

     

    O ato de Lira leva em conta que o bloco PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PcdoB, Cidadania, PV e Rede foi registrado fora do horário previsto. Segundo a TV Câmara, o argumento usado pelo bloco para ter perdido o horário é de que o sistema interno da Câmara dos Deputados estava fora do ar. Com isso, o bloco realizou um registro junto à Secretaria-geral da Mesa que foi aceito pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Mas agora, em sua primeira decisão, Lira torna essa decisão de Maia inválida.

  • 23h23

    01/02/2021

    Em seu primeiro discurso, Arthur Lira (PP-AL) disse ao agora ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a "história irá julgar o seu legado". "Nenhuma diferença ou discordância de nossa parte nunca será maior do que os pontos que nos unem e nossas convergências em torno daquilo que todos desejamos para um Brasil mais justo e melhor para a nossa gente."

  • 23h21

    01/02/2021

    Presidente eleito da Câmara, Arthur Lira dá seguimento à eleição dos demais cargos da Mesa Diretora.

  • 23h21

    01/02/2021

    Arthur Lira (PP-AL) disse que tornará o processo de decisão mais participativo, democrático, transparente e menos sujeito a imprevisibilidade. 

  • 23h19

    01/02/2021

    Lira diz que neutralidade deve marcar o exercício da presidência

     

    Em primeiro discurso após eleito, Arthur Lira (PP-AL) disse que tem suas opiniões pessoais, mas como novo presidente da Câmara sua opinião deve refletir a da maioria da Casa.

     

    "Determina o regimento que quando um deputado assume o mais alto posto da Casa ele automaticamente renuncia o direito de ter posições", disse o novo presidente da Câmara. "A neutralidade deve marcar o exercício da presidência, o respeito aos ritos, à minoria, à maioria e a cada um."

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.