1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Vamos construir 270 aeroportos regionais, diz presidente

CARLA ARAÚJO, FRANCISCO CARLOS DE ASSIS E MÁRIO BRAGA - Agência Estado

20 Maio 2014 | 16h 05

A presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta terça-feira, 20, que o governo vai aplicar recursos para construir 270 aeroportos regionais. "O Brasil é um país continental, tem de ter aviação regional e essa aviação regional vai usufruir da experiência da Infraero com grandes aeroportos", afirmou durante a cerimônia de inauguração do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos.

A presidente destacou que o governo investe e "tem o desafio" de assegurar que em uma distância de até 100 quilômetros das cidades médias tenha um aeroporto. "É um desafio que nós, conjuntamente com a concessão dos cinco aeroportos, estamos enfrentando", afirmou. Dilma disse ainda que os aeroportos regionais terão a seu favor uma política "clara de incentivo à aviação regional". "Haverá isenção total de tarifas aeroportuárias nos aeroportos médios e a concessão de subsídios das passagens em rotas destinadas para esses aeroportos", afirmou, destacando que essas medidas serão adotadas para garantir a regularidade dos voos.

Em relação a ampliação do Aeroporto de Cumbica, Dilma disse que as obras "fazem parte de um esforço" que o governo tem feito para atender a "transformação da demanda". Segundo a presidente, no início da década, 33 milhões de pessoas viajavam de avião e hoje já são 111 milhões de passageiros.

Dilma afirmou também que realizar a inauguração do novo terminal é "uma demonstração do compromisso que nós assumimos de atender a população com serviços de melhor qualidade". "Não basta ser o maior, eu espero que seja também o melhor aeroporto", afirmou. A presidente disse que o terminal paulista será o grande cartão de visitas para o Brasil na Copa. "(o aeroporto) foi feito e será usado na Copa, mas também foi feito e será usado por esse novo Brasil."

Mais cedo, a presidente esteve na cerimônia de inauguração de um hangar da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde vai ser construído o cargueiro KC-390 em parceria com a Força Aérea Brasileira.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo