1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Unasul deve buscar consenso para Venezuela, diz Dilma

LISANDRA PARAGUASSU, ENVIADA ESPECIAL - Agência Estado

11 Março 2014 | 11h 00

A reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), amanhã, em Santiago do Chile, deverá criar uma comissão de interlocutores entre o governo venezuelano e a oposição. A informação foi dada agora pela manhã pela presidente Dilma Rousseff, em uma rápida entrevista antes do encontro bilateral com a presidente eleita do Chile, Michele Bachelet.

"Os presidentes mandaram os seus ministros de Relações Exteriores para fazer uma reunião, criar uma comissão, que pode ser inclusive todos os países da região, e fazer a interlocução pela construção de um ambiente de acordo, consenso, estabilidade, lá na Venezuela", afirmou Dilma. A reunião da Unasul será realizada na tarde de quarta-feira, ainda sem horário definido.

Dilma minimizou o fato de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter cancelado esta madruga sua presença na posse de Bachelet. De acordo com a presidente, a reunião já seria feita pelos chanceleres. "O fato de não vir um ou outro presidente não vai interromper esse processo. Porque serão os chanceleres e não os presidentes que farão a reunião. Até por uma questão simples, é um momento de posse, nós estamos comemorando a posse dela. É mais correto ser os chanceleres", afirmou.

A presidente garantiu que a intenção da Unasul é "sempre procurar a manutenção da ordem democrática". "Vocês vejam que quando foi o caso do presidente Lugo (Fernando Lugo, do Paraguai, que sofreu impeachment em 2012) houve um momento de estresse, hoje perfeitamente superado com a perfeita inclusão com o novo presidente eleito democraticamente, Horácio Cartes", disse, acrescentando que o Paraguai terá a presidência pro tempore do Mercosul depois da Venezuela. Seria a vez da Argentina, mas, para regularizar a situação e amainar os ânimos no bloco, os demais países ofereceram a presidência a Cartes.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo