1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Tucano critica Comissão de Ética no caso Ideli

DAIENE CARDOSO - Agência Estado

24 Fevereiro 2014 | 21h 21

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (BA), defendeu nesta segunda-feira, 24, a dissolução da Comissão de Ética da Presidência da República por arquivar o processo que analisava o uso de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O tucano criticou a comissão por, em sua visão, atuar para "limpar a barra" dos assessores da presidente Dilma Rousseff.

A ministra usou o helicóptero, que teria como função primeira resgatar feridos em acidentes, para visitar obras, ir a inaugurações e encontros com empresários em Santa Catarina, sua base eleitoral. O relator original do processo, Horácio de Senna Pires, que havia pedido uma advertência à ministra, voltou atrás e acatou o voto do conselheiro Mauro Menezes, que considerou não ter havido infração depois receber novas informações da PRF.

"É a Comissão da Ética da presidente", disse Imbassahy, de acordo com nota divulgada pela assessoria da bancada do PSDB. Segundo o líder, a comissão teve sua função "invertida" ao poupar a ministra e contrasta com a posição do Ministério Público Federal (MPF) de Santa Catarina, que investiga Ideli por suposta improbidade administrativa e pede a devolução de R$ 35 mil. O tucano deve entrar com uma representação junto ao MPF questionando a decisão da comissão.

"Se o Ministério Público Federal está pedindo a devolução de dinheiro pelo uso irregular do helicóptero, por que a Comissão arquivou o caso? Essa comissão tem um efeito deletério, já que ela vem interpretando a legislação de maneira tolerante com malfeitos e irregularidades. Ela acaba legitimando falcatruas. Não há outro caminho senão dissolvê-la", defendeu o líder do PSDB.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo