1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Troca de Engels por Hegel em pedido de prisão de Lula rende memes e piadas na internet

- Atualizado: 11 Março 2016 | 11h 50

Ministério Público de São Paulo comete gafe ao solicitar a preventiva do ex-presidente e caso ganhou repercussão

O pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pelos promotores Cássio Conserino, Fernando Henrique Araújo e José Carlos Blat, faz uma crítica à postura adotada pelo petista em relação às investigações conduzidas pelo Ministério Público, mas comete uma gafe que rendeu piadas e memes nas redes sociais.

Segundo os promotores, a conduta de Lula, "que outrora chegou a emocionar o País ao tomar posse como presidente da República em janeiro de 2003 ('o primeiro torneiro mecânico' a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados". O que era para ser uma referência aos autores do Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels, na verdade menciona outro filósofo alemão, Friedrich Hegel, um dos principais nomes do idealismo alemão - Marx se tornou um crítico dessa corrente ao defender o materialismo histórico e dialético. Veja as piadas divulgadas nas redes sociais a partir da troca de nomes cometida pelos promotores paulistas.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em PolíticaX