PUBLICIDADE

Transexuais têm até 9 de maio para incluir nome social no título de eleitor

Para agilizar mudança, TRE e secretaria de Direitos Humanos realiza mutirão no domingo, dia 6

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola
Por Gilberto Amendola
Atualização:

Os eleitores transexuais e travestis têm até a próxima terça-feira (9 de maio) para solicitarem a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018, e para atualizarem sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral.

+ TSE define implantação gradual do voto impresso para as eleições de 2018

Para agilizar e atender o maior número possível de interessados na atualização do título, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) irá realizar, no próximo domingo (dia 6), oMutirão de Nome Social no Título de Eleitor.

TREs definirão quais seções eleitorais receberão equipamentos para votos impressos nas eleições 2018 Foto: Filipe Araujo/Estadão

PUBLICIDADE

A ação irá acontecerno posto de atendimento do Anhangabaú, em São Paulo. Travestis, mulheres e homens trans que já tenham o título de eleitor e desejam incluir o nome social no documento podem fazer isso de forma simples e rápida (apenas com um documento de identidade com foto e um comprovante de residência).

 Além disso, o mutirão também atenderá a travestis, mulheres e homens trans que ainda não tenham título de eleitor – e queiram emitir o documento já com o nome social incluído (para isso para levar documento de identidade com foto, comprovante de residência e certificado de alistamento militar).O objetivo da ação é facilitar o acesso das pessoas trans ao processo de inclusão do nome social no título eleitoral.

O Posto de Atendimento do Anhangabaú fica da Rua Dr. Falcão Filho, 121. O horário de atendimento no domingo, dia 6, será das 13h às 17h. O "nome social" é aquele que designa o nome pelo qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero – masculino ou feminino – a pessoa se identifica.

+Voto impresso corre risco de ficar fora do 1º turno em 2018, alerta TCU

Publicidade

O dia 9 também é o prazo final para solicitar à Justiça Eleitoral o título de eleitor (inclusive os eleitores de 16 anos). O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral.De acordo com o Calendário Eleitoral 2018, 9 de maio é ainda a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.

Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.