Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Política » Substituto de Vargas na vice da Câmara será escolhido no fim do mês

Política

Substituto de Vargas na vice da Câmara será escolhido no fim do mês

Pelo critério de proporcionalidade, PT poderá indicar sucessor de deputado

0

Daiene Cardoso

10 Abril 2014 | 11h34

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou na manhã desta quarta-feira, 10, que marcará para a última semana do mês a eleição do substituto do deputado André Vargas (PT-PR) para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa. Nesa quarta, 9, o petista renunciou após o Conselho de Ética instaurar processo contra o deputado por quebra de decoro parlamentar. O colegiado vai investigar as relações do petista com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

Pelo critério da proporcionalidade, o PT permanecerá na vice-presidência e indicará o sucessor de Vargas. Assim que o petista encaminhou sua carta de renúncia, os primeiros nomes cogitados pelo partido foram os do ex-líder da bancada, José Guimarães (CE), o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (RS) e o ex-presidente da Casa, Marco Maia (RS).

Além do Conselho de Ética, a Corregedoria da Casa também vai investigar as relações de Vargas com o doleiro, suspeito de participar de esquema de lavagem de dinheiro. No Conselho, o relator do caso será o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que já avisou que pretende apresentar seu parecer antes do prazo regimental de 90 dias. O processo pode levar à cassação de Vargas.

Em sua carta de renúncia, o parlamentar afirmou que deixava o cargo para se dedicar à sua defesa e para preservar a imagem da Câmara. O petista nega ter participação em irregularidades.

Mais conteúdo sobre: