Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

STF determina arquivamento de investigações contra Anastasia

Corte entendeu que não há 'elementos mínimos' para dar continuidade às investigações sobre envolvimento do tucano no esquema de corrupção da Petrobrás

Gustavo Aguiar, O Estado de S. Paulo

30 Outubro 2015 | 09h41

BRASÍLIA - O ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nessa quinta-feira, 29, o arquivamento do inquérito contra o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A ordem acata um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) enviado ao STF na quarta-feira, em que considera não ter "elementos mínimos" para dar continuidade às investigações sobre o envolvimento do senador no esquema de corrupção da Petrobrás.  

Anastasia se livra, portanto, da suspeita de ter recebido, em 2010, R$ 1 milhão de Jayme Alves Oliveira Fillho, um policial federal afastado conhecido como Careca, e que prestava serviços para o doleiro Alberto Youssef. Em depoimento à Polícia Federal, Careca disse ter entregue o dinheiro em uma casa em Belo Horizonte a uma pessoa que ele disse ser parecida a Anastasia que, na época, disputava as eleições para o governo mineiro. 

O pedido da PGR enviado ao STF nesta semana contrariou o entendimento da Polícia Federal que, em setembro, recomendava o prosseguimento das investigações. Na conclusão do inquérito, a PF informou que encontrou novos elementos que poderiam comprovar as informações de Careca. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.