1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Sem-terra invadem fazenda em Rancharia, interior de SP

SANDRO VILLAR, ESPECIAL PARA AE - Agência Estado

02 Maio 2014 | 13h 09

Ao menos 200 pessoas, militantes do MST da Base, invadiram na noite dessa quinta-feira, 01, a Fazenda Alice, em Rancharia, na região de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Os sem-terra, liderados por José Rainha Júnior, que rompeu com o MST nacional, chegaram em 30 carros e um caminhão, que transportava madeira para a construção de barracas.

Um grupo pequeno de sem-terra chegou antes e cortou a cerca, segundo a Polícia Militar de Presidente Prudente. Logo depois, o caseiro da fazenda, Marcelo da Silva Barbosa, registrou Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Rancharia e os donos da propriedade entraram com ação na Justiça solicitando a reintegração de posse.

Os sem-terra exigem dos governos federal e estadual rapidez na implantação da reforma agrária no Pontal do Paranapanema e no oeste paulista. O MST da Base, que integra a FNL (Frente Nacional de Luta), alega que foi assinado um convênio que libera terras devolutas para a reforma agrária. Ainda de acordo com o movimento, novas invasões de fazendas estão previstas para os próximos dias em Rancharia e João Amalho.