1. Usuário
Assine o Estadão
assine

SBM ofereceu viagem a ex-diretores da Petrobrás

FÁBIO FABRINI , RICARDO BRITO , FÁBIO BRANDT / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

29 Junho 2014 | 02h 04

E-mail de empresa de suspeito de envolvimento com pagamento de propinas a funcionários da estatal propôs passeio 'enogastronômico' a Zelada e Duque

Uma empresa de Julio Faerman, suspeito de pagar propinas a funcionários da Petrobrás para obter contratos de locação de plataformas para a holandesa SBM Offshore, convidou dirigentes da estatal e suas mulheres para uma viagem a vinícolas argentinas.

Em e-mails de 2011, a Oildrive, que tem Faerman como sócio, trata de uma excursão "enogastronômica" de seis dias com os então diretores Jorge Zelada, da área Internacional, e Renato de Souza Duque, de Serviços.

Anexadas a relatório de investigação interna da Petrobrás, as mensagens foram trocadas pelo empresário Luis Eduardo Barbosa da Silva, sócio de Faerman, com Sebastian Araújo, então executivo da Bredero Shaw, produtora de tubos para exploração de petróleo, com cópia para os então diretores da estatal. As comunicações foram encontradas na caixa do e-mail corporativo de Zelada quando a Petrobrás apurava a suspeita de vazamento de informações privilegiadas à SBM.

O relatório diz não ser possível confirmar "a efetiva ocorrência da viagem, bem como quem teria pago pelas despesas dos empregados e esposas". Há, porém, a ressalva de que os então diretores não estavam na empresa nos dias da viagem. "Há registro de férias para o diretor Duque no período de 31/5 a 3/6 e para o diretor Zelada de 1 a 3/6." O roteiro turístico ia do dia 31 de maio a 5 de junho - os dois últimos dias eram sábado e domingo.

O resultado da investigação foi enviado à Polícia Federal, às duas CPIs em curso no Congresso e à Controladoria-Geral da União, que investigam denúncias de que a SBM Offshore pagou propina a empregados da estatal para obter contratos de locação de plataformas flutuantes.

'Amigos e vinhos'. A primeira das mensagens enviadas aos ex-diretores da Petrobrás, de 11 de abril, intitulada "Mendoza, Amigos e Vinhos", apresenta a programação da viagem e pede confirmação do passeio. O roteiro, de seis dias, inclui visitas "às três melhores produtoras de vinho da Argentina" e experiências em restaurantes. Além disso, lista opcionais como cavalgadas, jogo de golfe e "relax em spa".

Quatro dias depois, num outro e-mail, Barbosa pede para Sebastian dar prosseguimento na obtenção das reservas e informa a lista de confirmados. Além de Zelada, de Duque e das respectivas mulheres, constam Faerman, o sócio e mais quatro pessoas. Conforme a mensagem, o grupo viajaria do Rio para Buenos Aires em classe executiva no dia 31 de maio. De lá, seguiria para Mendoza.

Procurada na noite de sexta-feira, a Petrobrás não se pronunciou. O advogado de Faerman, Carlos Maurício Ribeiro, disse desconhecer o relatório da empresa e não comentou sobre a viagem. O sócio do empresário não foi localizado. O Estado ligou para Zelada e deixou recado com familiares, mas ele não retornou. Duque não foi encontrado pela reportagem. A SBM não se pronunciou.

  • Tags:

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo