Saiba como será o julgamento no TSE que pode cassar a chapa Dilma-Temer

Corte eleitoral começa, hoje, maior julgamento da sua história; entenda a origem da ação e o ritual das sessões no tribunal

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, 6, a partir das 19h, o julgamento que pode cassar a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer e afastar o presidente da República. A ação é a maior da história da corte eleitoral, que julga pela primeira vez a cassação de uma chapa presidencial. Entenda a origem da ação e como será o julgamento no tribunal. 

Primeira sessão do julgamento da chapa Dilma-Temerpelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília Foto: Dida Sampaio/Estadão

AUTORES DA AÇÃO

PUBLICIDADE

Com a vitória da chapa da então presidente Dilma Rousseff (PT) e seu vice Michel Temer (PMDB) nas eleições presidenciais de 2016, o PSDB e a Coligação Muda Brasil (PSDB/DEM/SD/PTB/PMN/PTC/PEN/ PTdoB/PTN) ajuizaram no TSE quatro ações que pediam a cassação da chapa eleita. 

A justificativa era que a chapa teria cometido abuso do poder econômico e político na campanha. Para os autores da ação, houve desvio de finalidade de pronunciamentos oficiais em cadeia nacional, veiculação de propaganda institucional em período vedado, ocultação de dados econômico e sociais negativos por parte do IPEA, do IBGE e do Ministério do Meio Ambiente, além do uso do Palácio do Planalto para atividades de campanha. 

UNIFICAÇÃO DAS AÇÕES