1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Rui Falcão interpela Gilmar Mendes por declarações sobre doações a petistas

AE - Agência Estado

13 Fevereiro 2014 | 18h 13

Em comunicado divulgado nesta quinta, Rui Falcão afirma querer saber se o ministro do Supremo tem provas que permitiram acusações de lavagem de dinheiro

São Paulo - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, apresentou nesta quinta-feira, 13, à Justiça do Distrito Federal pedido de interpelação cível ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Falcão pede esclarecimentos sobre as manifestações de Mendes, "que atacaram a honra da direção do partido, de seus filiados e simpatizantes", segundo comunicado divulgado nesta quinta.

No último dia 4, Mendes cobrou a abertura de uma investigação pelo Ministério Público para apurar a arrecadação de dinheiro para pagamento de multas impostas aos condenados no mensalão. "E se for um fenômeno de lavagem? De dinheiro de corrupção? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui?", disse.

"Com base no Artigo 867 do Código de Processo Civil, a direção do PT quer saber se Mendes tem provas que lhe permitiriam fazer as acusações, interpretando uma ação de solidariedade como lavagem de dinheiro pelo partido, seus filiados e simpatizantes. Quer saber ainda o motivo da ação maledicente e ilícita do ministro e se ele se manifestou como cidadão ou como magistrado", diz o comunicado.