1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Eleições 2014

PV anuncia apoio a Lindbergh Farias no Rio

LUCIANA NUNES LEAL - Agência Estado

12 Maio 2014 | 12h 10

O PV anuncia nesta segunda-feira, 12, apoio ao pré-candidato do PT ao governo do Rio, senador Lindbergh Farias, durante encontro que reunirá também o PCdoB, que já fechou aliança com o petista. O ambientalista Roberto Rocco (PV) será o candidato a vice e a deputada Jandira Feghali (PCdoB) foi convidada para disputar o Senado.

Em nota divulgada nesta segunda, os verdes dizem que será reeditada "a histórica campanha de 1986 que uniu PT e PV para apoiar Fernando Gabeira ao governo estadual". Gabeira, então no PT, ficou em terceiro lugar na disputa vencida por Moreira Franco (PMDB).

O lançamento da candidatura de Lindbergh, em 2013, levou ao rompimento da aliança PT-PMDB no Estado e abriu uma dissidência entre os peemedebistas. Liderada pelo presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, uma ala do partido retirou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e aliou-se ao provável candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.

Lindbergh disputará o governo com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB); o ex-governador Anthony Garotinho (PR); o senador e ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB) e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM).

"Roberto Rocco vai defender a vocação do Rio como polo de economia criativa, a regularização fundiária, a conexão dos municípios da Região Metropolitana e a valorização de serviços com mobilidade, saúde, educação e banda larga para todos, em vez de obras com data marcada para inauguração", diz a nota do PV, que lançou o slogan "despoluir a política do Rio de verdade: é só querer".

Eleições 2014