1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mensalao

PT diz que vai interpelar Gilmar Mendes por declarações sobre doações

Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo

05 Fevereiro 2014 | 16h 11

Presidente do partido, Rui Falcão, quer que o ministro esclareça o que falou sobre supostas irregularidades nas arrecadações para ajudar Genoino e Delúbio a pagarem multa do STF

São Paulo - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, vai interpelar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para que ele esclareça as declarações sobre supostas irregularidades nas campanhas de arrecadação de dinheiro para pagamento das multas impostas a José Genoino e Delúbio Soares no julgamento do mensalão.

A interpelação terá como base o artigo 144 do Código Penal que prevê a pessoas ou entidades que se sintam vítimas de crimes contra a honra o direito de cobrar explicações em juízo. A medida será protocolada nesta quinta-feira, 6, na presidência do STF.

Nesta terça, 4, Gilmar Mendes fez declarações sugerindo que houve lavagem de dinheiro nas campanhas de solidariedade a Delúbio e Genoino. Mendes considerou "muito esquisito" e "incomum" o fato de os petistas terem conseguido arrecadar o montante das multas com "grande facilidade" e sugeriu que as doações sejam investigadas.

Por meio de campanhas pela internet, Genoino conseguiu arrecadar mais de R$ 700 mil em menos de duas semanas e Delúbio mais de R$ 1 milhão em apenas nove dias.

Mensalao