1. Usuário
Assine o Estadão
assine

PT dá comando da sigla no MA a aliado de Roseana

ANDREZA MATAIS E VERA ROSA - Agência Estado

19 Fevereiro 2014 | 21h 54

A direção nacional do PT decidiu garantir a um aliado da governadora Roseana Sarney (PMDB) o comando do partido no Maranhão, abrindo caminho para uma aliança com a família Sarney na disputa eleitoral deste ano. Em reunião reservada da executiva nacional do partido, na terça-feira, em Brasília, o PT anulou o segundo turno da eleição para a presidência do diretório estadual que elegeu Luís Henrique Sousa para o cargo, um defensor da candidatura de uma chapa petista ao governo estadual.

O comando nacional aceitou recurso do atual presidente, Raimundo Monteiro, que contestava o segundo turno garantindo-lhe o cargo. Monteiro é defensor da aliança com o PMDB de Roseana. "É óbvio que ao desconsiderar o segundo turno e manter Monteiro como presidente, a direção nacional deu uma clara sinalização de que seu desejo é apoiar os Sarneys", criticou Sousa.

Monteiro venceu a eleição no primeiro turno. Contudo, os votos somados dos demais candidatos eram superiores aos que ele recebeu nesta fase da disputa, o que no entendimento de uma ala do partido levou a eleição ao segundo turno. A executiva nacional do PT, na reunião conduzida pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, porém, desconsiderou a soma dos votos e definiu que Monteiro teve a maioria para assumir a presidência.

O PT participa do atual governo de Roseana Sarney. O partido indicou o vice na eleição de 2010 e tem cargos na gestão da peemedebista. Na disputa presidencial de 2010, Roseana apoiou a candidatura de Dilma Rousseff. No final de janeiro, o presidente do PT se queixou em reunião do partido no Ceará do tratamento recebido pela governadora Roseana Sarney por causa da discussão sobre aliança eleitoral no Estado. "O caso do Maranhão. Eu confesso a vocês que em toda minha vida eu fui tão maltratado durante quase meia hora pela governadora do Maranhão," desabafou com os petistas cearenses.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo