1. Usuário
Assine o Estadão
assine

PT-CE aprova nome de Guimarães para disputar o Senado

ERICH DECAT - Agência Estado

29 Março 2014 | 15h 57

Integrantes da Executiva Estadual do PT do Ceará aprovaram neste sábado a indicação do vice-presidente do partido, deputado José Guimarães, para disputar uma vaga ao Senado nas próximas eleições. "O PT é soberano e suas decisões pertencem à base do partido. Vamos trabalhar pela manutenção da aliança com o Pros e o PMDB, mas não pediremos permissão para lançar nossos candidatos", disse Guimarães durante o evento.

"Vamos, a partir desse momento, construir uma ampla unidade interna. O PT é sempre assim, não significa que o PT sai rachado. Evidentemente que há opiniões divergentes, mas no PT é sempre assim", minimizou o petista ao falar sobre a disputa com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), que defende a candidatura própria ao governo.

A decisão do partido ocorre em um momento de total indefinição em relação à construção da chapa que irá disputar as próximas eleições. Apesar da aprovação do lançamento de Guimarães ao Senado, não ficou definido, no encontro de hoje, em qual chapa majoritária o partido vai integrar. Isso ocorre porque o cenário estadual no Ceará ficou ainda mais conturbado após o atual governador Cid Gomes (Pros) vir a público e dizer que defende que o irmão, Ciro Gomes (Pros), se lance como candidato ao Senado em outubro.

Antes das declarações do governador, Guimarães defendia a tese de compor chapa com o Pros, aliado da presidente Dilma Rousseff no âmbito nacional. Embora tenha defendido que o Pros ficasse com a vaga para o Senado, Cid ainda não sinalizou como ficaria a composição da chapa para a disputa do governo estadual. Há possibilidade de que ele lance um nome próximo do seu grupo. Outra alternativa seria uma aliança com a candidatura do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.