1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Eleições 2014

PSOL e PSC fazem no Rio primeiros atos de campanha

RIO - Agência Estado

06 Julho 2014 | 17h 14

O Rio de Janeiro foi o ponto de partida na corrida presidencial de dois candidatos, Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC). Neste domingo, o primeiro dia oficial de campanha eleitoral, Luciana participou de uma caminhada pela orla de Copacabana, zona sul do Rio, e visitou a Feira de São Cristóvão. Já o Pastor Everaldo foi a Acari, na zona norte, bairro onde nasceu.

Sob um calor de 30 graus, Luciana Genro andou cercada por dezenas de militantes pela Avenida Atlântica, empunhou cartazes, posou para fotos, bebeu água de coco, abraçou correligionários e engrossou o coro dos que invocavam o mesmo espírito de junho de 2013, período das manifestações de rua no País.

O Rio foi escolhido para a largada devido à força do PSOL na região. Em 2012, o deputado estadual Marcelo Freixo, da mesma sigla, ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura carioca, perdendo para o atual titular, Eduardo Paes (PMDB).

Além do próprio Freixo, que ficou ao lado de Luciana em boa parte da caminhada, outros membros do PSOL participaram do ato. Entre eles, os candidatos da legenda ao governo do Estado do Rio, Tarcísio Motta, e ao Senado, Pedro Rosa, além do deputado federal Jean Wyllys, que tenta a reeleição.

Luciana foi aclamada candidata à Presidência por unanimidade na convenção do PSOL, mas seu nome foi lançado pouco antes do início da campanha. Até então, ela estava na chapa como vice de Randolfe Rodrigues, hoje senador pelo Amapá, que desistiu de concorrer em 13 de junho.

"Evidente que sempre há uma desvantagem pela exposição que os demais candidatos já tiveram. Mas, mesmo tendo 15 dias de exposição pública e bastante restrita (...), já conseguimos pontuar na última pesquisa que foi feita pelo Datafolha. Isso nos deixa com a certeza de que nossa campanha vai crescer bastante", disse Luciana. O PSOL não possui coligação com nenhum outro partido.

Em Acari, o Pastor Everaldo encontrou a população de Bíblia em mãos e foi acompanhado pela esposa, a cantora gospel Ester Batista. Cercado por apoiadores, que seguravam bandeiras do partido, ele visitou uma igreja evangélica do local e a Feira de Acari, onde comeu um pastel.

Eleições 2014