1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Eleições 2014

PSD confirma Robinson Faria ao Governo do RN

ANNA RUTH DANTAS - Agência Estado

29 Junho 2014 | 16h 53

O Partido Social Democrático (PSD) confirmou neste domingo, 29, o nome do vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, candidato ao Executivo potiguar. Ele integra aliança com dez partidos e tem como vice o deputado estadual Fábio Dantas (PC do B).

No discurso que fez, encerrando a convenção, Robinson Faria disse que faz uma campanha sem estrutura de Governo. "Não preciso de máquina do Governo e Prefeitura para me apresentar ao povo do Rio Grande do Norte", destacou. Criticando diretamente o palanque do presidente da Câmara, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que disputará o Governo pelo PMDB, disse que "fizeram um acordão e enquanto discutiam esse acordão em Brasília, eu caminhava sozinho pelo Rio Grande do Norte".

Essa será a primeira vez que Robinson Faria, presidente estadual do PSD, disputará o cargo de Executivo estadual potiguar. A aliança construída por ele traz também o PT e o PC do B. Virá dessas outras duas legendas os candidatos da majoritária. O deputado estadual Fábio Dantas (PC do B) será o candidato a vice-governador.

Já a deputada federal Fátima Bezerra disputará o Senado pelo PT. Também da ala petista virá o primeiro suplente ao Senado, que é o consultor Jean Paul Prates.

Depois de 24 anos como deputado estadual, sendo oito anos como presidente da Assembleia Legislativa, Robinson foi eleito vice-governador no pleito passado e em 2014 retoma o projeto que não conseguiu concretizar em 2010, quando tentou ser candidato a governador e, sem espaço na aliança de Wilma de Faria (PSB), que era a então governadora, coligou-se com a candidata Rosalba Ciarlini, de quem foi eleito vice. Seis meses depois da posse de ambos eles racharam.

A campanha de Robinson Faria ao Governo começou logo depois dele ser eleito vice-governador; naquele momento ele já sinalizava que desejava disputar no pleito seguinte o Executivo.

O PSD, partido liderado pelo candidato ao Governo, possui 4.761 filiados, contabilizando 20 prefeitos e 159 vereadores. O partido lançará três candidados a deputado federal e 11 postulantes à Assembleia Legislativa.

OPOSIÇÃO

O pleito do Rio Grande do Norte terá outros quatro candidatos ao Governo. O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, foi confirmado como candidato pelo PMDB. O PSTU lançará a sindicalista Simone Dutra, o PSOL homologou o nome do professor Robério Paulino e o PSL está com o advogado Araken Farias.

Eleições 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo