1. Usuário
Assine o Estadão
assine

PSB apoia candidato dos irmãos Gomes ao governo do Rio

Luciana Nunes Leal - Agência Estado

01 Abril 2014 | 12h 50

Miro Teixeira (PROS-RJ) , que atuou na formação da Rede, garante palanque de Eduardo Campos no Estado; irmãos Cid e Ciro Gomes se filiaram ao PROS pois eram contrários à candidatura do governador de Pernambuco

RIO - Criado de uma dissidência do PSB para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o PROS, dos irmãos Ciro e Cid Gomes, vai apoiar no Rio de Janeiro o candidato socialista à Presidência da República, Eduardo Campos. O palanque de Campos no terceiro maior colégio eleitoral do País foi fechado na última sexta-feira, quando o PSB-RJ anunciou apoio à candidatura do deputado Miro Teixeira, do PROS, ao governo do Estado. O PSB decidirá este mês se indicará o candidato a vice de Miro e se o deputado Romário (PSB-RJ) disputará o Senado.

A aliança com Miro, decidida em reunião da executiva estadual, foi anunciada em nota da direção nacional do partido, que destacou como prioridade a eleição de Campos. A nota reproduziu declaração do vice-presidente do PSB-RJ, deputado Glauber Braga: "O PSB tem um projeto nacional para mudar o Brasil, que é a eleição de Eduardo Campos para a Presidência da República, em aliança com Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. O deputado federal Miro Teixeira faz parte desse projeto, pois teve papel importante na formação da Rede. Esperamos que isso seja um indicativo de aprofundamento e consolidação da aliança PSB-Rede no Rio de Janeiro", disse Braga.

Ciro Gomes, convidado a fazer parte da coordenação da campanha de reeleição de Dilma, disse, no mês passado, que a decisão de Miro no Rio teria seu "apoio e respeito", ao ser questionado sobre a aliança do PROS com Eduardo Campos no Estado. Campos tenta conquistar, no Rio, o eleitorado que, em 2010, deu a Marina Silva, então candidata a presidente pelo PV, o segundo lugar, atrás de Dilma e à frente do tucano José Serra. Também busca o eleitor que não demonstra entusiasmo por nenhum dos cinco pré-candidatos a governador já anunciados, quatro deles da base da presidente: Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB), Lindbergh Farias (PT) e Luiz Fernando Pezão (PMDB). O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) também lançou a pré-candidatura.

Depois de ajudar Marina na construção da Rede Sustentabilidade, Miro Teixeira deixou o PDT e ingressou no PROS em outubro passado, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou a criação do novo partido. No dia do anúncio do apoio a Miro no site do PSB nacional, militantes publicaram comentários com críticas à decisão e em defesa de candidatura própria dos socialistas ao Palácio Guanabara. O deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) lançou a pré-candidatura a governador em fevereiro e considera precipitada a aliança com Miro desde agora. Ele defende que as discussões continuem até junho, quando os partidos fazem convenções.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo