Propaganda irregular lidera ilícitos no Disque Denúncia Eleitoral em SP

A propaganda eleitoral irregular no Estado de São Paulo atingiu 52% do total de ilícitos eleitorais apontados pela população entre 2 de julho e 21 de julho no Disque Denúncia Eleitoral 2012. Nesse período o serviço realizou 213 atendimentos, encaminhando um total de 54 denúncias ao Ministério Público Eleitoral para eventuais ações. As informações são da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O DDE é um canal de atendimento gratuito coordenado pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) em parceria com a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

PUBLICIDADE

Tem como objetivo oferecer gratuitamente à população um canal de comunicação para denunciar ações ilícitas e abusivas dos candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, combatendo irregularidades no processo eleitoral - propaganda eleitoral fora das normas, exercício abusivo do poder político e econômico dos candidatos, principalmente do Estado de São Paulo, mas atendendo também os demais Estados brasileiros.

Além da propaganda irregular, o canal recebeu denúncias de crime contra a fé pública e contra a Justiça eleitoral (16%) e de uso da máquina pública (13%), além de denúncias relativas à Lei da Ficha Limpa (16%). Outras irregularidades somaram 3% das denúncias recebidas pelo serviço.

Segundo o levantamento do Disque Denúncia, que também encaminha demandas para outros Estados, 70% das denúncias se referiam a práticas de ilícitos no Estado de São Paulo, das quais 60% em municípios do interior, 32% na região metropolitana e 8% na Capital paulista.

O DDE 2012 funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 14h nos números 4003-0278 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 8810278 (demais localidades).

O canal recebe denúncias anônimas e garante o sigilo, dando um número de protocolo para o usuário poder acompanhar o andamento de sua denúncia.

O cidadão pode ainda apresentar sua denúncia de irregularidades eleitorais à Procuradoria Regional Eleitoral por meio do site da instituição: http://www.presp.mpf.gov.br/denuncia/.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.