1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Prêmios consagram excelência em todas as plataformas

- Atualizado: 04 Janeiro 2016 | 05h 00

‘Estado’ ganha o Esso pelo 2º ano consecutivo e na categoria fotografia, além de premiações em inovação e na área gráfica

SÃO PAULO - A excelência do trabalho jornalístico do Estado foi consagrada com a conquista de vários prêmios em 2015.

Pelo segundo ano consecutivo, o jornal ganhou o Prêmio Exxon Mobil (antigo Esso) de jornalismo, considerado o mais importante e tradicional do País. Além de vencer a principal categoria com a série de reportagens “Farra do Fies”, de Paulo Saldaña, Rodrigo Burgarelli e José Roberto de Toledo, o jornal levou o prêmio de melhor fotografia, com “Lava Jato Planalto”, de Dida Sampaio, e o melhor trabalho de um veículo da Região Sudeste com a reportagem especial “Favela Amazônia”, de Leonencio Nossa e fotos de Dida Sampaio.

Esso. Dida Sampaio ganhou com a foto ‘Lava Jato Planalto’

Esso. Dida Sampaio ganhou com a foto ‘Lava Jato Planalto’

“Favela Amazônia” ainda ganhou o Prêmio Vladimir Herzog, principal distinção de reportagens sobre direitos humanos do País. Neste mesmo prêmio, “Rota 66, a Confissão”, de Marcelo Godoy e Bruno Paes Manso, foi considerado o melhor trabalho na categoria internet.

Na área de esporte, o correspondente do Estado em Genebra, Jamil Chade, venceu a categoria “Furo Jornalístico”, da Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp), com a revelação dos contratos secretos entre a CBF e agências de marketing e patrocinadores na venda de amistosos da seleção brasileira.

Pelo quarto ano consecutivo, o suplemento Viagem foi o vencedor do Concurso Europa de Jornalismo, organizado pela Comissão Europeia de Turismo (CET), com a reportagem “Entre no Clima”, sobre a Noruega, de Bruna Toni. 

Outros profissionais do Estado também conquistaram prêmios individuais, como Celso Ming, José Paulo Kupfer e Guga Chacra. Em Nova York, a nova versão do Estadão para celular e tablet recebeu o UX Awards por transportar para essas plataformas a qualidade editorial e visual do jornal impresso.

Na área gráfica, o jornal ganhou dois prêmios no Best of News Design, considerado o Oscar do design. Um pela infografia da final da Copa de 2014 e outro pelo caderno especial sobre o acidente que matou o presidenciável Eduardo Campos.

Premiações de 2015

Exxon Mobil (antigo Esso)

Categoria principal: ‘Farra do Fies’, de Paulo Saldaña, Rodrigo Burgarelli e José Roberto de Toledo

Fotografia: ‘Lava Jato Planalto’, de Dida Sampaio

Sudeste: ‘Favela Amazônia’, de Leonencio Nossa e Dida Sampaio

Vladimir Herzog

Jornal: ‘Favela Amazônia

Internet: ‘Rota 66’, de Marcelo Godoy e Bruno Paes Manso

Ass. dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp)

Furo jornalístico: ‘Contratos secretos da CBF’, de Jamil Chade

Comissão Europeia de Turismo

Concurso Europa de Jornalismo: ‘Entre no Clima’, de Bruna Toni

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em PolíticaX