1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Eleições 2014

Pré-candidato ao governo, Pimentel sobe ao palco com Dilma em Minas

José Roberto Castro - Agência Estado

26 Fevereiro 2014 | 16h 41

Presença de petista, que não ocupa cargo público, gera críticas do PSDB de uso eleitoral da entrega de máquinas

São Paulo - Quase duas semanas depois de deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o petista Fernando Pimentel participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, de cerimônia em Betim para entrega de máquinas a municípios mineiros. Atualmente, Pimentel não ocupa nenhum cargo público e é o provável candidato do PT ao governo de Minas Gerais.

A participação de Pimentel em uma cerimônia oficial gerou críticas de opositores. "A presidente tem os convidados dela, mas há um evidente uso eleitoral", afirma o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana. O tucano disse, porém, que o partido não deve entrar com ação por campanha antecipada apenas pela presença de Pimentel no evento.

Um dos principais aliados do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), Pestana criticou ainda a atitude da presidente Dilma. "É uma agenda presidencial medíocre. Nunca vi o (Barack) Obama ou o (François) Hollande distribuindo tratores e caminhões", afirmou. "Os estadistas cuidam da macroeconomia, das relações internacionais e das políticas públicas nacionais estruturantes. É simbólico no sentido de mostrar a falência da federação brasileira".

Procurada pela reportagem para esclarecer a presença de Pimentel no evento, a assessoria da Presidência da República não havia se pronunciado até a publicação da notícia.

Eleições 2014