1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Policiais Federais realizam 'Marcha dos Elefantes Brancos' na quarta-feira

AYR ALISKI - Agência Estado

10 Março 2014 | 16h 25

Agentes vão fazer passeata por Brasília para criticar a 'burocracia e politicagem na segurança pública'

Brasília - A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) promoverá na próxima quarta-feira, 12, em Brasília, a "Marcha dos Elefantes Brancos". Em nota, a entidade destaca que a ideia é realizar uma passeata na Esplanada dos Ministérios com centenas de policiais de todas as partes do País. A marcha vai contar com elefantes brancos infláveis que simbolizarão "a burocracia e a politicagem na segurança pública". A Fenapef, que representa sindicalmente mais de 20 mil policiais federais, diz defender uma segurança pública eficiente, "padrão Fifa".

A entidade explica que nos dias 11, 12 e 13 desta semana ocorre mais uma etapa da greve nacional dos agentes, escrivães e papiloscopistas federais. "A entidade denuncia que servidores burocratas, sem experiência operacional em campo, estão sendo indicados por critérios políticos para planejar e coordenar a segurança da Copa 2014", cita nota da federação sobre o tema. Segundo a Fenapef, devido a falhas gerenciais, "o que se observa é uma tendência emergencial à militarização, com tanques e fuzis apontados para os brasileiros".

"Em todos os aeroportos e unidades de fronteiras brasileiras, sem exceção, não existe uma quantidade suficiente de agentes federais para cuidar do policiamento aeroportuário, de fronteiras e combate ao crime organizado. Em alguns aeroportos não tem nenhum. E infelizmente mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente sucateada pelo governo", comenta o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal.