1. Usuário
Assine o Estadão
assine


PM prende 261 por crime eleitoral no Estado de São Paulo

Gheisa Lessa e Juliane Freitas, de O Estado de S.Paulo

08 Outubro 2012 | 08h 11

Operação Eleições também apreendeu 88 adolescentes por boca de urna; no total, quatro candidatos foram presos pela prática, segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral

A Polícia militar prendeu 261 pessoas e apreendeu 88 adolescentes por crime eleitoral durante esse domingo, 7, em todo o Estado de São Paulo, de acordo com balanço final da Operação Eleições. Entre os crimes estão tentativa de compra de votos e propaganda irregular. Também no Estado, quatro candidatos foram presos por boca de urna.

 

A operação da PM mobilizou 50 mil agentes nas ruas durante o período de votação. No total, a polícia registrou 292 ocorrências de boca de urna e 113 apreensões de material político irregular.

 

O boletim informa também a recaptura de 24 suspeitos foragidos e 128 veículos e motos procurados. Cerca de 45 armas de fogo foram apreendidas. Outros 1.534 eleitores foram submetidos ao teste do bafômetro em todo o Estado. Dez foram presos em flagrante por dirigir sob efeito do álcool.

 

Boca de urna. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou a prisão de quatro candidatos a vereador no Estado por boca de urna. Rosângela Zanon (PPL), da capital, Amauri Queiroz (PV), de Valinhos, Arlindo Bento do Nascimento (PT), de Iaras, e Mário Silva (PV), de Gabriel Monteiro, no interior paulista.

 

Um eleitor de Santa Adélia, em São José do Rio Preto, fotografou seu voto e foi preso por quebra de sigilo. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, 39 pessoas foram presas pelo crime de boca de urna.

 

Urnas eletrônicas. O TRE-SP registrou 165 falhas em urnas eletrônicas em todo o Estado. O número representa 0,19% do total de equipamentos, 86.472. Apenas na capital paulista, 37 máquinas falharam ao longo do domingo. O índice é de 0,15% do total de 23.779. No interior do Estado, houve 128 problemas em urnas. O número corresponde a 0,20% do total de urnas, 62.693.