Assine o Estadão
assine

Política

Lula

Pesquisa aponta que 55% não veem exagero da Lava Jato

Instituto Ideia Inteligência ouviu 10 mil brasileiros entre domingo e terça-feira por telefone

0

José Roberto de Toledo,
O Estado de S.Paulo

11 Março 2016 | 19h16

Pesquisa telefônica feita pelo Ideia Inteligência encontrou 58% de pessoas que não concordam que a Lava Jato tenha exagerado ao deter Lula para interrogatório na semana passada. Os que acham que houve exagero somaram 22%, e os que ficaram no “muro” - nem concordam nem discordam - são 20%. O instituto ouviu 10 mil brasileiros entre domingo e terça-feira, 8. Os resultados foram apresentados em seminário no Wilson Center, em Washington (EUA).

O questionário incluiu outras perguntas, como, por exemplo, se o entrevistado acredita que o ex-presidente Lula é inocente das acusações apresentadas pelo Ministério Público. Segundo o Ideia,  55% disseram não acreditar na inocência, contra apenas 12% que acreditam. Os 33% restantes não souberam responder.

Apesar das críticas que levaram o juiz Sergio Moro e os procuradores a divulgarem notas para justificar suas ações, a imensa maioria dos entrevistados pelo Ideia diz apoiar a Lava Jato: 89%. Indagados se pretendem participar dos protestos marcados para o próximo domingo, 9% disseram que sim. Embora a taxa seja baixa, se calculada sobre a população adulta com acesso a telefone, projeta um potencial de milhões de participantes. Nem todo mundo que que responde que está disposto a protestar acaba de fato indo às ruas, porém.

Para 75% dos entrevistados, o governo Dilma Rousseff é ruim ou péssimo, enquanto 17% o consideram regular, e 8%, bom ou ótimo. Dois terços dizem apoiar o impeachment da presidente, contra 33% que se dizem contrários, segundo o relatório do Ideia.

Comentários