1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Para tucanos, PSDB perde um 'articulador' com morte de Sérgio Guerra

Atualizado às 18h33 - José Roberto Castro, da Agência Estado

06 Março 2014 | 10h 59

Deputado e ex-presidente nacional da legenda, parlamentar estava internado havia 15 dias em razão de um câncer no pulmão

São Paulo - Políticos tucanos relembraram o espírito "articulador" do deputado federal e expresidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto na manhã desta quinta-feira, 6, aos 66 anos em decorrência de um câncer de pulmão.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, descreveu o colega de partido como um homem com espírito público, extremamente dedicado, sério e generoso. "Vai fazer muita falta", afirmou.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usou seu perfil no Facebook para lamentar a morte de Guerra. Segundo FHC, Guerra foi um "mais competentes e dedicados personagens" da vida pública brasileira e conseguiu "rearticular o partido e dar-lhe enraizamento nacional". 

"No período em que, por longos anos, dirigiu o PSDB, conseguiu rearticular o partido e dar-lhe enraizamento nacional", escreveu. "Como amigo sempre foi atento e devotado. Em um momento no qual a vida política brasileira carece de pessoas com estas características sua perda é inestimável. Deixo registrado meu pesar de amigo e de brasileiro. Sergio Guerra fará muita falta."

O ex-presidente também lembrou da carreira política de Guerra. "Seu desempenho como secretário de estado em Pernambuco, no governo Arraes, como deputado federal e como senador mostrou qualidades de político com capacidade de análise e de articulação", comentou FHC em seu perfil na rede social.

Pelo Twitter, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que é um dia triste para o PSDB já que na mesma data, há treze anos, o partido perdia o ex-governador Mário Covas. "Sérgio Guerra foi conselheiro, articulador, aglutinador. Um político sério, um defensor da democracia e do nosso País. Um grande líder", escreveu.

A ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB) foi outra a se manifestar. "Perdi e perdemos Sérgio Guerra, um homem de capacidade e bondade excepcionais. Perde muito o PSDB", escreveu a governadora no microblog. O tucano José Aníbal afirmou que "o PSDB, Pernambuco e o Brasil perdem um político de compromisso e ação".

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), afirmou que o Sérgio Guerra "deu contribuições inestimáveis ao fortalecimento" do partido. "Sérgio Guerra deu contribuições inestimáveis ao fortalecimento do PSDB, como seu presidente, como coordenador de duas campanhas presidenciais e, mais recentemente, como presidente do Instituto Teotônio Vilela. Sempre foi um fiel defensor dos princípios democráticos e sempre lutou por um Brasil melhor. Continuará presente entre nós por meio do seu legado, de enorme valor", disse Imbassahy em nota.

O ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que recentemente renunciou ao mandato na Câmara para se dedicar à sua defesa no processo do mensalão mineiro, disse ter perdido um grande amigo. "Triste com falecimento de Sérgio Guerra. O Brasil perde um grande homem público", afirmou em seu Twitter. / COLABOROU LETÍCIA SORG

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo